Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

sábado, 3 de novembro de 2012

O pesadelo conservador
 
     Sou da geração que cresceu oprimido pela ditadura militar. Não se podia falar nada, emitir opiniões críticas sem olhar para os lados e ver se algum espião disfarçado estava escutando, porque senão corria-se o risco de sumir numa prisão clandestina.
     Foram 21 anos de medo, de guardar a raiva por ver o Brasil ser entregue aos estrangeiros, enquanto os militares e suas famílias viviam na mordomia, enquanto os patriotas eram procurados como terroristas e os corruptos passeavam livremente, desfrutando do nosso dinheiro ao seu bel prazer.
     Muita gente que apoiou a ditadura e chamava pessoas como eu de idealista, por querer ver a democracia de volta ao Brasil, enriqueceu e passou muito bem naquele tempo. Muitas famílias se dividiram por causa disso.
     Me lembro das discussões ácidas na mesa com meu pai, que apoiava a revolução. Por causa disso saí de casa cedo. Depois fui para o Chile de Allende, só pra ver Pinochet destruir tudo, assassinar o presidente Allende e mais milhares de pessoas, com o apoio da ditadura brasileira e dos Estados Unidos, em nome da hipocrisia de um mundo livre.
     Hoje vejo muita gente que apoiou a ditadura usando o facebook para apoiar a volta de ACM Neto, como se isso fosse um instrumento revolucionário, como se fosse o despertar da consciência do povo brasileiro. Usam da liberdade que os que lutaram contra a ditadura conquistaram para eles, e não aceitam críticas, para tentar nos calar novamente, para tentar restabelecer seus privilégios perdidos.
     Padecem do virus terrível do conservadorismo, que se instala na mente das pessoas que adquirem um pouco de riqueza ou poder, seja numa burocracia, seja numa empresa, seja em um governo qualquer. É o virus de achar que por algum motivo se é melhor que os demais humanos. Pobre humanos.
     Hoje quando vejo os judeus, tão perseguidos e massacrados por aqueles nazistas que se achavam uma raça superior, perseguindo e massacrando os palestinos, com as mesmas pretensões...
     Ligo a TV e assisto a SKY, uma rede onde a maioria dos filmes são americanos. Quanta vulgaridade, quanto pretensão de superioridade. São uns heróis! Deles "depende a salvação do mundo", e disso se servem também para perseguir e massacrar os outros povos.
     Pensávamos que um negro na Casa Branca iria mudar sua postura, mas qual nada. Rapidinho ele também se imbuiu das mesmas ilusões de superioridade e continuou a tarefa dos escravizadores dos seus bisavós, massacrando e torturando povos pelo mundo afora, como fizeram os ancestrais ingleses dos que fundaram sua nação e perseguindo, em nome mais uma vez da sua falsa liberdade, um Julian Assange, que precisa se refugiar numa embaixada latino-americana (que ironia!) para continuar denunciando os crimes do império, através do seu site desafiador, o Wikileaks, que defende a liberdade de informação.
     Assisti ao debate entre Obama e seu oponente nas eleições presidenciais. Que pobreza. Que falta de grandeza de ambas as partes.
     Como é difícil mudar as consciências dos que andam pelas ruas como se fossem donos de tudo e de todos, olhando com condescendência os que acreditam na possibilidade de uma libertação. Se acham superiores, mas são como vermes, que roem por dentro os ideais republicanos e democráticos, apenas para afirmar sua própria satisfação em dominar. E dominam apodrecendo tudo, arruinando valores, destruindo vidas, para seu próprio desfrute.
     Querem poder e riquezas a qualquer custo. Uns se aproveitam das estruturas políticas, tripudiando do povo, como um José Dirceu. Outros preferem partir para o ataque direto, como um Fernandinho Beira-mar. Ambos bandidos, culpados pelo atraso e pela pobreza do povo.
     Quantas guerras inúteis Senhor! Quantos terroristas iludidos, achando que irão para o céu ao explodir uma bomba num mercado matando mulheres e crianças para afirmarem seu poder. Quem inventa essas ideologias absurdas que aprisionam os seres humanos na impossibilidade de se desenvolver, de crescer enquanto espécie, de avançar para a ciência e para o conhecimento, que são nosso destino natural?
     Às vezes aparece um libertador. Lula, justiça seja feita, tem se empenhado em nos libertar, apesar de para isso muitas vezes ter se juntado ao que não presta. A história o julgará, mas a verdade é que o Brasil depois dele nunca mais será o mesmo.
     Joaquim Barbosa nos ajuda a reconstruir nossas esperanças na humanidade, mas vejo circulando sempre pela internet aqueles posts ultra-direitistas que insistem em que o Congresso não serve para nada, que precisamos fechá-lo, e para isso usam a imagem de Barbosa, como se ele fosse a vassoura de Jânio Quadros, ou a caça aos marajás de Fernando Collor, velhas bandeiras do conservadorismo que pretendem seguir nos enganando.´
     Falam mal de todos os políticos mas acabam votando sempre nos mesmos, no DEM ou no PSDB. Só não tem coragem de dizer que a ditadura militar era melhor porque seriam apedrejados, mas no fundo se queixam da melhoria das condições de vida do povo, dos aeroportos lotados pelos que antes não podiam viajar, das ruas congestionadas pelos carros dos que antes só podiam andar apertados nos ônibus, da emergência de um Brasil democrático, em meio às nações imperialistas que eles aprenderam a admirar e a servir.
     E com que cinismo instituições respeitáveis e conservadoras, como a Igreja Católica ou os Escoteiros, confessam os crimes de pedofilia que praticavam há décadas (séculos?), contras crianças indefesas. Alguém foi preso? Como reparar crimes tão longamente perpretados?
     Nos iludimos, achando que um novo século nos traria novas realidades, que sairíamos em frente, mas o virus do conservadorismo segue empesteando as mentes, impedindo o progresso da raça humana, não apenas entre as nossas elites retrógradas mas também na Europa levando o desemprego e o desespero aos trabalhadores para beneficiar banqueiros corruptos.
     Que embate formidável este, entre libertação e aprisionamento das mentes humanas.
     Nada acontecerá se não nos empenharmos em mudar. Essa gente precisa ser derrotada, vencida e definitivamente banida do poder na Terra, para que alcancemos um mundo de paz e de progresso.
    
    
 
     

2 comentários:

Anônimo disse...

Matéria inteligente é aquela que combina com o nosso pensamento. Concordo que o ACM Neto é um retrocesso. Porém, o governador Wagner não soube se posicionar como padrão negociador na conducão das greves. Também discordamos quanto as candidaturas de Rio de Contas. Não vejo no prefeito Márcio nenhum exemplo de administracão e democraria,em contra partida vejo Dr Cristiano como um PDDEM(retorno ao passado).

Ricardo Stumpf disse...

Obrigado pelo seu comentário, amigo anônimo.
A gente tenta acreditar nos políticos, mas é difícil.
Concordo que Wagner pisou feio na bola. Logo ele, um ex-sindicalista, se recusar a negociar e rasgar um acordo assinado!
Quanto a Rio de Contas tudo é só desânimo. Quando será que esta terra vai mudar?