Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

sábado, 3 de novembro de 2012

O pesadelo conservador
 
     Sou da geração que cresceu oprimido pela ditadura militar. Não se podia falar nada, emitir opiniões críticas sem olhar para os lados e ver se algum espião disfarçado estava escutando, porque senão corria-se o risco de sumir numa prisão clandestina.
     Foram 21 anos de medo, de guardar a raiva por ver o Brasil ser entregue aos estrangeiros, enquanto os militares e suas famílias viviam na mordomia, enquanto os patriotas eram procurados como terroristas e os corruptos passeavam livremente, desfrutando do nosso dinheiro ao seu bel prazer.
     Muita gente que apoiou a ditadura e chamava pessoas como eu de idealista, por querer ver a democracia de volta ao Brasil, enriqueceu e passou muito bem naquele tempo. Muitas famílias se dividiram por causa disso.
     Me lembro das discussões ácidas na mesa com meu pai, que apoiava a revolução. Por causa disso saí de casa cedo. Depois fui para o Chile de Allende, só pra ver Pinochet destruir tudo, assassinar o presidente Allende e mais milhares de pessoas, com o apoio da ditadura brasileira e dos Estados Unidos, em nome da hipocrisia de um mundo livre.
     Hoje vejo muita gente que apoiou a ditadura usando o facebook para apoiar a volta de ACM Neto, como se isso fosse um instrumento revolucionário, como se fosse o despertar da consciência do povo brasileiro. Usam da liberdade que os que lutaram contra a ditadura conquistaram para eles, e não aceitam críticas, para tentar nos calar novamente, para tentar restabelecer seus privilégios perdidos.
     Padecem do virus terrível do conservadorismo, que se instala na mente das pessoas que adquirem um pouco de riqueza ou poder, seja numa burocracia, seja numa empresa, seja em um governo qualquer. É o virus de achar que por algum motivo se é melhor que os demais humanos. Pobre humanos.
     Hoje quando vejo os judeus, tão perseguidos e massacrados por aqueles nazistas que se achavam uma raça superior, perseguindo e massacrando os palestinos, com as mesmas pretensões...
     Ligo a TV e assisto a SKY, uma rede onde a maioria dos filmes são americanos. Quanta vulgaridade, quanto pretensão de superioridade. São uns heróis! Deles "depende a salvação do mundo", e disso se servem também para perseguir e massacrar os outros povos.
     Pensávamos que um negro na Casa Branca iria mudar sua postura, mas qual nada. Rapidinho ele também se imbuiu das mesmas ilusões de superioridade e continuou a tarefa dos escravizadores dos seus bisavós, massacrando e torturando povos pelo mundo afora, como fizeram os ancestrais ingleses dos que fundaram sua nação e perseguindo, em nome mais uma vez da sua falsa liberdade, um Julian Assange, que precisa se refugiar numa embaixada latino-americana (que ironia!) para continuar denunciando os crimes do império, através do seu site desafiador, o Wikileaks, que defende a liberdade de informação.
     Assisti ao debate entre Obama e seu oponente nas eleições presidenciais. Que pobreza. Que falta de grandeza de ambas as partes.
     Como é difícil mudar as consciências dos que andam pelas ruas como se fossem donos de tudo e de todos, olhando com condescendência os que acreditam na possibilidade de uma libertação. Se acham superiores, mas são como vermes, que roem por dentro os ideais republicanos e democráticos, apenas para afirmar sua própria satisfação em dominar. E dominam apodrecendo tudo, arruinando valores, destruindo vidas, para seu próprio desfrute.
     Querem poder e riquezas a qualquer custo. Uns se aproveitam das estruturas políticas, tripudiando do povo, como um José Dirceu. Outros preferem partir para o ataque direto, como um Fernandinho Beira-mar. Ambos bandidos, culpados pelo atraso e pela pobreza do povo.
     Quantas guerras inúteis Senhor! Quantos terroristas iludidos, achando que irão para o céu ao explodir uma bomba num mercado matando mulheres e crianças para afirmarem seu poder. Quem inventa essas ideologias absurdas que aprisionam os seres humanos na impossibilidade de se desenvolver, de crescer enquanto espécie, de avançar para a ciência e para o conhecimento, que são nosso destino natural?
     Às vezes aparece um libertador. Lula, justiça seja feita, tem se empenhado em nos libertar, apesar de para isso muitas vezes ter se juntado ao que não presta. A história o julgará, mas a verdade é que o Brasil depois dele nunca mais será o mesmo.
     Joaquim Barbosa nos ajuda a reconstruir nossas esperanças na humanidade, mas vejo circulando sempre pela internet aqueles posts ultra-direitistas que insistem em que o Congresso não serve para nada, que precisamos fechá-lo, e para isso usam a imagem de Barbosa, como se ele fosse a vassoura de Jânio Quadros, ou a caça aos marajás de Fernando Collor, velhas bandeiras do conservadorismo que pretendem seguir nos enganando.´
     Falam mal de todos os políticos mas acabam votando sempre nos mesmos, no DEM ou no PSDB. Só não tem coragem de dizer que a ditadura militar era melhor porque seriam apedrejados, mas no fundo se queixam da melhoria das condições de vida do povo, dos aeroportos lotados pelos que antes não podiam viajar, das ruas congestionadas pelos carros dos que antes só podiam andar apertados nos ônibus, da emergência de um Brasil democrático, em meio às nações imperialistas que eles aprenderam a admirar e a servir.
     E com que cinismo instituições respeitáveis e conservadoras, como a Igreja Católica ou os Escoteiros, confessam os crimes de pedofilia que praticavam há décadas (séculos?), contras crianças indefesas. Alguém foi preso? Como reparar crimes tão longamente perpretados?
     Nos iludimos, achando que um novo século nos traria novas realidades, que sairíamos em frente, mas o virus do conservadorismo segue empesteando as mentes, impedindo o progresso da raça humana, não apenas entre as nossas elites retrógradas mas também na Europa levando o desemprego e o desespero aos trabalhadores para beneficiar banqueiros corruptos.
     Que embate formidável este, entre libertação e aprisionamento das mentes humanas.
     Nada acontecerá se não nos empenharmos em mudar. Essa gente precisa ser derrotada, vencida e definitivamente banida do poder na Terra, para que alcancemos um mundo de paz e de progresso.
    
    
 
     
Rapidinhas
 
Chuva
 
     Finalmente a chuva caiu no sudoeste da Bahia, afastando o perigo de incêndio que ameaçava toda a Chapada Dimantina.
     Em Rio de Contas a chuva começou fraquinha no dia primeiro de novembro e veio forte durante a noite, aliviando o forte calor que infernizava a vida dos habitantes.
     Veio como uma benção dos céus. Falta agora encher nossa represa, tão esvaziada pelo plantio excessivo de áreas irrigadas em Livramento.
     Onde está o Dnocs ou a Agência Nacional de Águas, que não regula o aproveitamento dos recursos hídricos dos reservatórios? A continuarem ampliando as plantações irrigadas no município vizinho, nossa barragem nunca mais vai encher.
     
Problemas na TAM
Foto tirada por um passageiro de uma turbina da Tam que se abriu num voo que partiu de Natal
 
     Em poucos dias vários incidentes ocorreram com aviões da TAM, demonstrando que a empresa com maior índice de acidentes no mundo, continua com uma péssima manutenção.
     Primeiro foi um pouso forçado em Nova York, num voo procedente do Rio, por problemas no trem de pouso. Depois uma turbina explodiu no voo Paris-Rio, com apenas 17 minutos de voo. Em seguida um defeito não explicado que fez um voo Rio-Londres voltar para o Galeão. Agora um avião que saiu de Aracaju para São Paulo, com escalas previstas em Salvador, Porto Seguro, Belo Horizonte e Poços de Caldas, simplesmente se perdeu no caminho, com problemas no seu sistema de comunicação, tendo que ser escoltado por um avião da Força Aérea para ir direto a São Paulo.
     Será possível que a ANAC não vai tomar uma providência? Estão esperando o que? Uma nova tragédia, como as duas anteriores no aeroporto de Congonhas (em 1999 e em 2007), ambas causadas por falhas de manutenção e economia no treinamento dos pilotos?
     Essa empresa deveria ser proibida de voar. Agora, então, que já foi vendida para a Lan, chilena, parece que eles largaram mão de tudo.
 
Duas besteiras
 
     Logo após o segundo turno das eleições dirigentes partidários do PT e do PSDB deram declarações igulmente idiotas. Rui Falcão, presidente do PT, declarou que o partido não vai expulsar nenhum dos condenados no caso do mensalão, porque os delitos que eles cometaram não se enquadram no estatuto do Partido. Viva! Lá corrupto pode ficar à vontade que não corre risco de ser expulso.
     Por outro lado, José Serra, o candidato derrotado do PSDB em São Paulo disse que era uma bobagem falar em renovação no Partido, ou seja, que ele deve continuar sendo o candidato principal da legenda, para seguir perdendo todas. Isso é que é senso de liderança!
     A continuar assim, PT e PSDB vão para o brejo muito antes do imaginado. Esses dois partidos, surgidos das lutas pela redemocratização do Brasil, parece que perderam a sintonia com o eleitorado e vão dando espaço para o crescimento de outras legendas. Só quem ainda pensa no PT é o ex-presidente Lula, mas ele não tem fôlego para carregar o partido nas costas no país todo.
     Atenção para o PSB e o PSOL, partidos que devem polarizar as eleições daqui pra frente.
     O fantasma do DEM só reapareceu em Salvador mesmo, por conta da herança maldita de ACM e das besteiras que o PT fez. Êh, Bahia atrasada...
 
Poesia da Semana
     Deixo aqui para os leitores que suportaram as últimas duas semanas de calor e seca intensos, a música de Geraldo Vandré. Para ouvir a gravação, clique no link ao final.
 

Canção Nordestina
 
Que sol quente que tristeza
que foi feito da beleza
tão bonita de se olhar
que é de Deus da Natureza
se esqueceram com certeza
da gente deste lugar
Olhe o padre com a vela na mão
tá chamando pra rezar
menino de pé no chão
já não sabe nem chorar
reza uma reza comprida
pra ver se o céu saberá.
Mas a chuva não vem não
e esta dor no coração
Aí quando é que vai se acabar,
quando é que vai se acabar?
 
Geraldo Vandré
 

O Paiz
 
Um espectro ronda o Brasil
 
 
     Os novos depoimentos de Marcos Valério, o operador do mensalão, já condenado a quarenta anos de prisão, podem causar uma confusão política sem precedentes na história política do Brasil pós-redemocratização.
     Valério se ofereceu para dar mais informações à justiça sobre o esquema de corrupção no primeiro governo Lula, em troca de benefícios, como a redução de sentença. É a chamada delação premiada.
      Nos seus dois primeiros depoimentos, que já geraram reações indignadas por parte de alguns petistas e pedidos de proteção à sua vida, por parte do STF, Valério relaciona a morte do então prefeito de Campinas, Celso Daniel, ao esquema depois aplicado no governo federal, sob comando de José Dirceu.
     A relação entre os dois casos é simples e direta. Em Campinas o esquema foi experimentado, para depois ser aplicado no governo federal. Não se sabe ao certo o que houve em Campinas, mas as denúncias do irmão do prefeito assassinado sempre foram a de que Gilberto Carvalho, então assessor da prefeitura, sabia do esquema e que teria dito a ele que Celso foi morto por não concordar com a corrupção no seu governo.
     Se Lula sabia ou não do esquema, nunca ficou provado, mas agora os novos depoimentos de Valério incluem o nome do ex-presidente e do seu secretário durante os dois governos, Gilberto Carvalho.
     Lula nunca precisou de esquemas como esse para financiar suas campanhas. Sempre se soube, desde que ele era um líder metalúrgico, que ele recebia financiamento de sindicatos europeus, da Internacional Socialista, de cunho social-democrata. Suecos, alemães e italianos sempre colaboraram com seu movimento sindical, e mesmo com a fundação do PT, o que convinha também aos Estados Unidos e a sua agência secreta, a CIA, como forma de neutralizar a influência do Partido Comunista no movimento sindical brasileiro, que até então era muito forte
     A neutralização dos comunistas era necessária para que os americanos  e europeus pudessem patrocinar e permitir a redemocratização do Brasil, pois eles temiam que a continuação por mais tempo do regime militar acabaria por gerar um movimento armado de grandes proporções, capaz de levar os comunistas ao poder.
     Por isso nunca acreditei que Lula estivesse por trás do mensalão, porque ele sempre teve suas fontes de financiamento externas e não precisava de um esquema tão provinciano para sobreviver. Isso de comprar votos de deputados é coisa corriqueira em Câmaras de Vereadores, coisa de gente oportunista, aventureira, que queria achincalhar o Congresso Nacional. A cara de José Dirceu, como já ficou provado.
     As novas revelações de Valério, porém, podem mudar este panorama. Se é verdade o que ele diz, Lula não apenas sabia das estrepolias de Dirceu, mas permitiu que ele as cometesse em Campinas e depois em Brasília. Nesse caso, se não é o autor do crime, seria culpado por omissão. Pior ainda quando as estrepolias descambam num crime de sequestro seguido de morte, de uma autoridade que teria se rebelado contra esse tipo de prática.
     Talvez esteja chegando a hora de lavar a honra de Celso Daniel e jogar na prisão os responsáveis pela sua morte trágica.
     Qua a justiça seja feita.