Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009



Rio de Contas: a cultura abandonada IV



Cultura Negra


Prezados amigos leitores, dando sequência as entrevistas sobre o abandono da cultura em Rio de Contas, conversamos hoje com Gledson Santiago, também conhecido como Malemba.
A pergunta para ele é aquela: O que você acha da situação atual da cultura em Rio de Contas?


  Malemba


A cultura em Rio de Contas não está bem. Eu não vejo nenhuma iniciativa da Coordenação de Cultura para divulgar nossa arte.

Deveria haver um espaço onde os artistas pudessem ensaiar, ministrar oficinas, dar aulas: um espaço cultural. O Centro de Cultura existente não está sendo usado com este fim.

Eu gostaria de saber a quem está servindo o Centro Cultural. Quem controla aquele espaço, que deveria ser dos artistas da cidade?

Hoje funciona lá o Pró-jovem, mais ligado à educação, enquanto na área da cultura os artistas não tem um espaço organizado para ocupar.

Em relação à cultura negra, o riocontense conhecia muito a Folia de Reis, a Jegada, o Bendegó, e outras manifestações que hoje se enfraqueceram.

A cultura negra tem muito a contribuir, mas falta apoio. Não existe espaço, nem recursos para indumentária, instrumentos musicais, para conseguir mais visibilidade. E não existe cultura sem incentivo.

Sou a favor da criação de uma Secretaria exclusiva para a Cultura, que dialogue e apóie os artistas da cidade, para que não aconteça mais como no V Congresso Mundial de Cultura Gueto, quando não pudemos cumprir todas as nossas metas por falta do apoio. Sem incentivo a cultura anda mal.

Acho que é preciso unir forças na classe artística da cidade para crescer.

(Gledson Felipe Santiago é professor de capoeira da Associação Cultural Gueto, que além da capoeira tem grupos de maculelê, samba de roda, puxada de rede e outras manifestações da cultura negra. A sede da Associação está em Salvador, mas suas atividades se estendem a outras cidades, como Rio de Contas).
 
Abraço a todos
 
Ricardo Stumpf