Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010




Café Requentado

Mais uma carta meio irada do Sr. João de Carlito ao blog.
Vejam bem, prezados leitores, o que está acontecendo é que uma pessoa que não está acostumada a ser criticada está tentando calar os críticos. Não percebeu que os tempos mudaram.
O que não é mais possível é que uma festa tão importante como o carnaval fique nas mãos de uma só pessoa, que faz o que quer, sem consultar ninguém, achando que só ele sabe o que o povo de Rio de Contas gosta.
Mas o que eu tenho ouvido na rua são só reclamações.
Na verdade João de Carlito faz um carnaval para que alguns ganhem muito dinheiro, vendendo muito para quem vem de fora, sem se importar com o caos que se instala na vida dos riocontenses.
Quem mora no centro (ou mesmo nos bairros) tem a vida virada num inferno, com os carros de som à toda ou com as casas alugadas com som na porta e um monte de gente pelada nas ruas, dançando com bebida nas mãos o dia inteiro, músicas da pior qualidade, pura baixaria.
Os idosos passam mal, as crianças de colo não conseguem dormir e as pessoas que trabalham durante o dia ou simplesmente querem descansar no feriado, não tem um minuto de paz.
Será que ele perguntou a esses moradores se é isso que eles querem? Ou vai dizer a eles o que me disse, que se não gostam tem de ir embora da cidade?
Até quando vamos ter que ver nossas ruas e praças se transformarem em banheiros e puteiros, com gente urinando e defecando pelas esquinas, fazendo sexo publicamente ou cheirando cocaína na frente das famílias?
Porque segundo ele, é isso que o riocontense quer.
Quem já teve bar ou restaurante, como eu, sabe que a música seleciona a clientela.
O tipo de música que se toca naquele palco do axé, atrai esse tipo de gente, que só quer esculhambar nossa cidade. Outras cidades históricas, como Pirenópolis, em Goiás, resolveram proibir as baixarias, justamente para selecionar um público mais educado. Isso era o que se esperava desse governo, que se intitulava "da mudança".
Na verdade o que precisamos é de uma Secretaria de Cultura, que dialogue com os artistas e com o povo da cidade, ocupada por uma pessoa competente e séria, que promova um amplo debate sobre o carnaval e retire das mãos do sr. João de Carlito o controle das festas e da contratação das bandas.
Para reivindicar isso e outras coisas, é que estamos fundando a Associação Riocontense de Cultura e Arte, a ARCA, onde caberão todos os artistas da cidade, assim como os produtores culturais, e que poderá fazer projetos próprios e se libertar de mendigar favores à Prefeitura.
Por fim, quero apenas anotar, que não estou à serviço da oposição, como diz João de Carlito. Creio que ele se refere ao pessoal do 25, ao qual parece devotar um ódio todo especial, haja visto a perseguição aos restaurantes de Soraya e Rodrigo.
Na verdade estou na oposição a este governo por causa desses desmandos, principalmente na área da cultura, mas não tenho nada a ver com seus desafetos do 25. Todos sabem que fiz campanha para Neto e ultimamente me filiei ao Partido Verde, que não participa deste governo.
No começo apoiei Márcio e até critiquei seus opositores, mas depois de ver que os velhos esquemas estavam sendo remontados parei de participar de qualquer coisa na Prefeitura, inclusive do Plano Diretor.
Não gosto de café requentado.

Abraço a todos

Ricardo Stumpf

Abraço a todos

Ricardo Stumpf