Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

sábado, 23 de julho de 2011

Rapidinhas

Acervo de Rio de Contas

     Fruto da dissertação de mestrado de Fabiano Mikalauskas de Souza Nogueira, intitulada "A Representação de Sítios Históricos: Documentação Arquitetônica Digital", realizada através do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), sob a orientação do Prof. Dr. Arivaldo Leão de Amorim, foi criado o site www.acervoriodecontas.ufba.br, que ainda está em construção, mas já conta com imagens, textos, desenhos, vídeos e contará ainda com modelos 3D de algumas construções históricas e paoramas da cidade.
     Se você se interessa por arquitetura e patrimônio histórico, vale a pena acessar e se cadastrar.

TIC 2011

     O V Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção, TIC 2011, ocorrerá em Salvador, nos dias 04 e 05 de agosto. O tema deste ano é: BIM - Modelando a Construção do Futuro, sobre a tecnica conhecida como Buildind Information Modeling (BIM), que está revolucionando a forma de projetar em arquitetura.
     Para maiores informação visite o site do LCAD (Laboratório de computação gráfica aplicada à arquitetura e ao urbanismo): www.lcad.ufba.br. Para se inscrever (até o dia 31 de julho) visite o site da FAPEX: www.fapex.org.br/mof/Default.aspx


Lançamento de livro I

     Recebi da Secretária de Cultura de Livramento o convite para o lançamento do livro Minhas Andanças, de Franscisco Tanajura Machado.
     Numa terra de tão poucas iniciativas verdadeiramente culturais, é uma ocasião que deve ser prestigiada.
Neste sábado, dia 23, às 20 hs.

Lançamento de livro II

     Recebi do colega Argemiro Ribeiro de Souza, professor de História da Fainor, convite para lançamento do Livro Sertões da Bahia, a ser realizado em Salvador, no dia 06 de agosto. O livro é uma coletânea de artigos, organizada por Erivaldo Fagundes Neves.

Segundo a sinopse que me foi enviada:

"Este estudo coletivo dos sertões da Bahia pretende oferecer um panorama de viveres comunitários e de recortes regionais com o objetivo de ampliar as possibilidades de investigação de suas peculiaridades e estimular novos estudos de cotidianos históricos das diversas Bahias sertanejas. Organizado para uso de alunos de História da Bahia, atende também a interesses estudiosos da economia, da sociedade, da cultura e da vida política desta unidade federativa. Apresenta análises tanto de algumas opções temáticas quanto de determinados recortes espaciais, em formato diferente dos tradicionais compêndios de história de unidades federativas, que tentam abarcar as suas totalidades territoriais. Do mesmo modo que a História do Brasil, a da Bahia não se caracteriza por um somatório de fatos e dados regionais e locais ou de assuntos sobre determinados temas, porque deve registrar os grupos sociais nas suas articulações inter-regionais, nacionais e exteriores, cujas memórias se conseguem recuperar. ..."
     Importantes para quem quer entender a história dos altos sertões da Bahia, região a qual pertencem Rio de Contas e Vitória da Conquista.
     Vale a pena conferir.