Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

sábado, 3 de novembro de 2012

Rapidinhas
 
Chuva
 
     Finalmente a chuva caiu no sudoeste da Bahia, afastando o perigo de incêndio que ameaçava toda a Chapada Dimantina.
     Em Rio de Contas a chuva começou fraquinha no dia primeiro de novembro e veio forte durante a noite, aliviando o forte calor que infernizava a vida dos habitantes.
     Veio como uma benção dos céus. Falta agora encher nossa represa, tão esvaziada pelo plantio excessivo de áreas irrigadas em Livramento.
     Onde está o Dnocs ou a Agência Nacional de Águas, que não regula o aproveitamento dos recursos hídricos dos reservatórios? A continuarem ampliando as plantações irrigadas no município vizinho, nossa barragem nunca mais vai encher.
     
Problemas na TAM
Foto tirada por um passageiro de uma turbina da Tam que se abriu num voo que partiu de Natal
 
     Em poucos dias vários incidentes ocorreram com aviões da TAM, demonstrando que a empresa com maior índice de acidentes no mundo, continua com uma péssima manutenção.
     Primeiro foi um pouso forçado em Nova York, num voo procedente do Rio, por problemas no trem de pouso. Depois uma turbina explodiu no voo Paris-Rio, com apenas 17 minutos de voo. Em seguida um defeito não explicado que fez um voo Rio-Londres voltar para o Galeão. Agora um avião que saiu de Aracaju para São Paulo, com escalas previstas em Salvador, Porto Seguro, Belo Horizonte e Poços de Caldas, simplesmente se perdeu no caminho, com problemas no seu sistema de comunicação, tendo que ser escoltado por um avião da Força Aérea para ir direto a São Paulo.
     Será possível que a ANAC não vai tomar uma providência? Estão esperando o que? Uma nova tragédia, como as duas anteriores no aeroporto de Congonhas (em 1999 e em 2007), ambas causadas por falhas de manutenção e economia no treinamento dos pilotos?
     Essa empresa deveria ser proibida de voar. Agora, então, que já foi vendida para a Lan, chilena, parece que eles largaram mão de tudo.
 
Duas besteiras
 
     Logo após o segundo turno das eleições dirigentes partidários do PT e do PSDB deram declarações igulmente idiotas. Rui Falcão, presidente do PT, declarou que o partido não vai expulsar nenhum dos condenados no caso do mensalão, porque os delitos que eles cometaram não se enquadram no estatuto do Partido. Viva! Lá corrupto pode ficar à vontade que não corre risco de ser expulso.
     Por outro lado, José Serra, o candidato derrotado do PSDB em São Paulo disse que era uma bobagem falar em renovação no Partido, ou seja, que ele deve continuar sendo o candidato principal da legenda, para seguir perdendo todas. Isso é que é senso de liderança!
     A continuar assim, PT e PSDB vão para o brejo muito antes do imaginado. Esses dois partidos, surgidos das lutas pela redemocratização do Brasil, parece que perderam a sintonia com o eleitorado e vão dando espaço para o crescimento de outras legendas. Só quem ainda pensa no PT é o ex-presidente Lula, mas ele não tem fôlego para carregar o partido nas costas no país todo.
     Atenção para o PSB e o PSOL, partidos que devem polarizar as eleições daqui pra frente.
     O fantasma do DEM só reapareceu em Salvador mesmo, por conta da herança maldita de ACM e das besteiras que o PT fez. Êh, Bahia atrasada...
 
Poesia da Semana
     Deixo aqui para os leitores que suportaram as últimas duas semanas de calor e seca intensos, a música de Geraldo Vandré. Para ouvir a gravação, clique no link ao final.
 

Canção Nordestina
 
Que sol quente que tristeza
que foi feito da beleza
tão bonita de se olhar
que é de Deus da Natureza
se esqueceram com certeza
da gente deste lugar
Olhe o padre com a vela na mão
tá chamando pra rezar
menino de pé no chão
já não sabe nem chorar
reza uma reza comprida
pra ver se o céu saberá.
Mas a chuva não vem não
e esta dor no coração
Aí quando é que vai se acabar,
quando é que vai se acabar?
 
Geraldo Vandré
 


Nenhum comentário: