Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 28 de fevereiro de 2010

A ARCA já navega!

       Pois é, amigos leitores, ontem, dia 27 de fevereiro, foi fundada a ARCA, Associação Riocontense de Cultura e Arte, com objetivo de promover e defender a cultura no nosso município.
       21 pessoas compareceram à reunião de fundação e votaram por unanimidade pela sua criação. Foi escolhida também uma comissão provisória, composta por quatro pessoas, para elaborar a proposta de estatuto a ser votada na próxima reunião, quando também será eleita a primeira diretoria.
       Na rodada de avaliação para decidir a criação ou não da ARCA, muitos presentes fizeram relatos impressionantes das dificuldades que enfrentam na cidade para exercer seus ofícios e sobre o desprezo que os governantes locais devotam às atividades culturais, principalmente aos artistas locais.
       Cada vez fica mais claro que o grupo remanescente dos governos anteriores vem consolidando seu domínio sobre o governo de coalizão que se formou e reconstruindo o clientelismo anterior, que tanto atraso causou ao nosso município.
       O histórico de agressões contra artistas e intelectuais de Rio de Contas, pelo grupo que se mantém no poder, apenas revela a importância da questão política sobre a arte.  Não há arte sem apoio, sem respaldo político e financeiro, coisa que está completamente fora da compreensão dos nossos atuais governantes, que parecem ver a arte como ameaça ao seu domínio, baseado na ignorância e no comércio de favores em troca de votos.
       A ARCA é um caminho para nos libertarmos desta situação, pois o movimento artístico passará a contar com uma entidade que poderá arrecadar recursos, através de editais, para realizar seus projetos sem necessitar de apoio do poder público local, podendo também dialogar diretamente com outras instâncias de governo, como a Secretaria Estadual de Cultura.
       A criação da ARCA é uma resposta àqueles que temem a arte como livre forma de expressão de um povo e promete ser uma poderosa ferramenta de reivindicação e representação da classe artística. Temos muita fé que os tempos ruins passarão e Rio de Contas florescerá como o pólo artístico que é, dado os incontáveis talentos que possui.
       Convidamos todos os artistas do município a embarcarem nessa Arca, para navegarem pelos mares da criação e da alegria de viver.

Abraço a todos

Ricardo Stumpf