Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 16 de dezembro de 2012

O Paiz
 
 
Royalties para a educação
 
     A direita mais reacionária deste país se prepara para impedir mais uma vez que o Brasil faça uma verdadeira revolução na sua educação.
     A tentativa de derrubar o veto da presidente Dilma à lei dos Royalties do petróleo, que estipula que a distribuição dos recursos dos novos contratos do petróleo será equitativa para todos os estados, respeitando-se os contratos já existentes, e destinando todos esses recursos à educação nos estados e municípios, é mais um episódio numa história que se repete desde a independência do Brasil.
     A constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I estabelecia a educação pública e gratuita em todo território nacional, como obrigação do estado. Assim que o monarca abdicou, os fazendeiros escravistas trataram de transformá-la em letra morta, passando para as antigas províncias a responsabilidade com a instrução pública.
     Os grandes latifundiários que governavam as províncias nada fizeram para educar o povo, pois a eles não interessava um povo instruído. Antes, precisavam de gente analfabeta, que não soubesse contar, que não conhecesse seus direitos, para poder seguir sendo explorada, seja como mão de obra escrava, seja como trabalhadores "livres", sem direito a nada.
     Na República a manobra se repetiu e o Brasil foi seguindo com um povo analfabeto até a revolução de 30, quando Getúlio Vargas criou o Ministério da Educação. Mas as tentativas de fazer reformas educacionais, sempre foram no sentido de retirar direitos dos trabalhadores, transformando-os em mera mão de obra para as indústrias que se instalavam, tendo sempre o cuidado de impedir que o povo adquirisse consciência de sua situação, alcançando uma cidadania plena.
     No Governo de João Goulart, quando se tentou mais uma vez implantar a educação universal púbica e gratuita, a direita moveu uma verdadeira guerra à proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, guerra esta capitaneada por Carlos Lacerda, notório direitista, defensor dos interesses das oligarquias econômicas e políticas brasileiras e mentor do golpe de estado de 1964, acabando por descaracterizar completamente a proposta e implantar um sistema que só aprofundou a dualidade do sistema educacional, com escolas boas para os ricos e ruins para os pobres.
     Na época da ditadura militar houve uma grande expansão do ensino público, mas instalou-se de vez a dualidade entre ensino de qualidade para as classes média e alta e o ensino profissionalizante para os filhos dos trabalhadores, que só precisariam ir até a oitava série e aprender a manipular as máquinas que as fábricas empregavam na produção industrial.
     Com a redemocratização, sucessivos governos falaram em priorizar a educação, mas foram só palavras ao vento. O PSDB, de Fernando Henrique, conseguiu colocar 97% das crianças em idade escolar nas salas de aula, mas só na primeira série, pois a evasão escolar continuou altíssima. Na quarta série este percentual cai para 50% ou mais, dependendo da região.
     As escolas rurais continuaram no século XIX. Uma sala de aula com uma professorinha, sem nenhum recurso, dando aulas ao mesmo tempo para as quatro primeira séries em salas multisseriadas. Uma vergonha. A educação básica continuou sob responsabilidade de municípios e estados, entes mais atrasados da federação, a maioria dos quais governados por elites retrógradas que não tem nenhum compromisso com a educação do povo.
     As escolas municipais são horríveis, pelo Brasil todo. Pense, querido leitor, e veja se você se lembra de uma escola municipal excelente. Lembrou? Nem eu.
     As escolas estaduais são menos ruins, pois cuidam dos que já sobreviveram ao sistema básico de ensino. Mesmo assim são muito fracas. Existem, é claro, as escolas modelo, mas são uma minoria, destinada a uma classe média que ainda acredita na educação pública. A grande maioria das escolas estaduais é muito ruim também.
     Agora pense novamente, amigo leitor, e veja se você se lembra de alguma escola federal ruim. Lembrou? Nem eu. Todas são boas. E porque? Porque o governo federal está distante do contencioso político local, não participa da política miúda de estados e municípios e dá uma educação de qualidade para todos.
     Darcy Ribeiro lutou até o último dos seus dias pela federalização da educação no Brasil, mas essa mesma direita que quer se apoderar dos royalties do petróleo, não deixou. Querem que o povo continue ignorante, pobre, não-cidadão, para que eles continuem dominando a política municipal e estadual, com seus favores, com suas compras de voto, com suas intimidações.
     A proposta da presidente Dilma é a primeira em muitos anos que mexe nesse vespeiro. Pretende dar 10% do PIB para a educação: uma verdadeira revolução. E olhe que ela nem tentou mexer nessa tal descentralização, que deixa a educação nas mãos das oligarquias locais. Mas eles sentiram o cheiro do perigo. Mais dinheiro para a educação é perigoso, o povo pode aprender a pensar e a votar e aí eles estarão perdidos. Vão tentar impedir de todas as maneiras, pois a sobrevivência dos corruptos e dos coronéis do interior depende da ignorância popular.
     Cabe a nós, cidadãos esclarecidos, apoiar esta proposta e fazer bastante barulho nas redes sociais.
     Queremos os royaltes do petróleo para educação!
 
     (Se alguém quiser saber mais sobre esta história, dei minha pequena contribuição no livro Escola, Espaço e Discurso).
 
    
    
     
 Rapidinhas
 
Morre um mito
Ravi Shankar
 
     Pôxa, já estou me cansando de dar notícias de falecimento de gente que fez o século XX. Agora foi Ravi Shankar, o grande músico indiano que inspirou os Beatles com sua cítara e que além de ser um artista maravilhoso, também era pai de Norah Jones, a grande cantora norte-americana.
Ouça Ravi Shankar tocando numa antiga entrevista à TV americana.
 
Corinthians campeão mundial

     Vencendo o Chelsea da Inglaterra por 1x0, gol do peruano Guerrero, o Corinthinas sagrou-se campeão mundial de clubes, neste domingo, no Japão, jogando com muita categoria e merecendo a vitória.
     A nação corinthiana encheu o estádio com incríveis 25.000 torcedores, do outro lado do mundo, com a presenção da Fiel de vários países do mundo. Impressionante.
     Parabéns Corinthians!
 
Vitória campeão da Copa do Brasil sub-20
 
 
     Em outro resultado importante, o Vitória da Bahia sagrou-se campeão da primeira Copa do Brasil sub-20, jogando em Minas Gerais contra o Atlético Mineiro. Apesar de ter perdido a partida final por 2x1, o Vitória foi campeão, graças ao resultado anterior, quando havia goleado o Galo por 4x1 no Barradão, em Salvador.
     O Vitória tem um time de base excelente para montar parte da sua equipe para 2013. Agora é saber trabalhar.
     Wallace do Corinthians e David Luiz do Chelsea, foram frutos dessa mesma divisão de base do Vitória. A turma que vem por aí promete.
 
Que país é este?
 
     Mais um massacre nos Estados Unidos, desta vez atingindo crianças.
     Sei que este tipo de ação assassina e suicida não acontece apenas lá, mas surgiu lá e vai se espalhando pelo mundo. Tanto que é chamado de doença americana.
     Como é possível que um país permita que qualquer pessoa entre numa loja e compre todo tipo de armamento que quiser, sem o menor controle? Até pelo correio se pode comprar armas pesadas nos Estados Unidos. Um país de gente desequilibrada, uma sociedade doente de violência.
     É só olhar os filmes deles, 90% tem um assassinato como tema central. Vivem em guerra contra o mundo, só pensam em matar. São especialistas em matar. Quando não tem outro povo para praticar tiro ao alvo, atiram neles mesmos.
     O que eu não entendo é a fila no consulado americano para tirar um visto. O que essa gente quer fazer num país como este?
 Dia do Arquiteto
 

 
      Em homenagem à data de nascimento de Oscar Niemeyer, o CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, resolveu criar o dia do arquiteto e do urbanista em 15 de dezembro, separado dos engenheiros. Antes comemorava-se o dia do engenheiro e do arquiteto em 11 de dezembro.
     Agora até nisto engenheiros e arquitetos estão separados (os arquitetos saíram do CREA), reafirmando a importância desta classe, a qual me orgulho de pertencer, fundamental para a qualidade das nossas edificações, do design em geral e das nossas cidades.
     Para ver a resolução, clicque no link abaixo:
 


Hacker quebra o sigilo da urna eletrônica
 

     Um hacker do Rio de janeiro, confessou que invadiu o sistema da justiça eleitoral e modificou resultados da região dos lagos, do Estado do Rio, provando que o sistema é falho e permite fraudes.
     Há muito tempo esta discussão vem se arrastando e o TSE chegou a provar o uso de urnas eletrônicas que além de enviar o voto pelo sistema, também imprimiam os votos que caíam numa urna lacrada, para permitir a conferência e a fiscalização das totalizações, mas seu uso não foi aprovado.
     A simples recusa de adotar o sistema já era considerada suspeita há muito tempo. Porque se recusar a aperfeiçoar o sistema, a não ser que grupos políticos poderosos estivessem se beneficiando da impossibilidade de conferir os resultados?
     A alegação de que esta urna custaria mais caro não faz o menor sentido, pois o TSE não poupa esforços nem despesas para aperfeiçoar o sistema eleitoral, como se pode ver nas últimas eleições, com a introdução da identificação digital em centenas de municípios.
     Acoplar uma pequena impressora na urna eletrônica resolveria todo o problema, mas o Senado não aprovou a mudança.
     Agora, com a confissão do hacker de que o sistema é vulnerável, resta perguntar quantos "eleitos" assumiram cargos neste país, sem ganharem de fato as eleições, desde que a urna eletrônica foi implantada, em 1996.
     Para ler a reportagem toda acessem o link abaixo:
 
Novo Movimento Cultural em Rio de Contas
 
      Um grupo de artistas e produtores culturais se uniu em torno da ONG Oásis e do Ponto de Cultura de Rio de Contas, para promover uma série de eventos importantes.
     Um deles já vem ocorrendo há algumas semanas, o Animeco, curso de animação com bonecos, que resultará em um curta metragem feito pelos alunos com o título; A Dança das Caveiras, a ser exibido em data próxima no Teatro São Carlos. O curso está sendo ministrado por André Mello, formado em artes visuais pela Rietveld Academie, de Amsterdã, na Holanda.
     Neste mês de dezembro é a vez do projeto Tocando a Cidade, um festival de música com bandas regionais cuja programação é a seguinte: dia 15 apresentação no Mato Grosso das bandas Flor Nativa e Folha, de Guanambi, que misturam música regional com reggae. Dia 21, apresentação na sede do município, das bandas Caboco Caipiroba de Salvador, de música regional, e Mucambo de Macaúbas, que mistura rock com maracatu e baião. Dia 30 Jon França e Banda Trifásica farão uma apresentação que mistura rock com MPB.
     Além das apresentações haverão oficinas e jam sessions, que são uma espécie de encontro musical em que músicos vão tocando sem um roteiro prévio e vão criando e inventando na hora. Jam é geléia em inglês. Jam sessions é uma espécie de geléia musical, onde um músico vai influenciando o outro e entusiasmando o público.
O programa das oficinas e outras informações sobre a programação do evento estão disponíveis no site: www.tocandoacidade.blogspot.com.br
Além desses eventos, outros estão previstos pelo grupo de realizadores culturais que está agitando a cidade, composto por Rosa do Ponto de Cultura, Glaucia e Maurizio, do Espaço Imaginário, André Mello, David e Sol.
O Carnaval Mandú, com oficinas de máscaras e 04 pré-carnavais nos finais de semana de janeiro, o Largo jardim, com intervenções para reiventar usos para a Praça do Rosário e a Rua dos Inventos, para ocupação dos espaços públicos com arte, são alguns dos eventos previstos para este verão.
Poesia da Semana



Há Momentos
Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector
Delícias de Rio de Contas
 
Cana-ah
Uma das maiores delícias de Rio de Contas é este pequeno bar, ao lado da igreja da Santíssima Trindade, onde se pode admirar a tranquilidade da praça, saboreando uma taça de vinho ou uma cerveja gelada, enquanto prova-se os deliciosos petiscos servidos. Pastéis, coxinhas e kibes, feitos na hora, que atraem muitos consumidores para as poucas mesas do bar ou para levar pra casa.
 
Sempre atendidos pela simpatia de Marisa
Pode-se colocar uma mesa na calçada e contemplar o cenário da cidade colonial...
ou da praça iluminada para o Natal.
Em Rio de Contas é meu ponto predileto, as sextas, sábados ou domingos.
Vale a pena experimentar.