Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Rio de Contas: a cultura abandonada

Produtores

Dando sequência a série de entrevistas, continuamos com os produtores culturais, entrevistando Rosa Soares, coordenadora do Ponto de Cultura.
A pergunta é a mesma de sempre: O que você acha da situação atual da Cultura em Rio de Contas?

Rosa
Faltam maiores incentivos às manifestações e à produção cultural no município. Ações que dêem mais visibilidade aos nossos artistas.

Falta um reconhecimento por parte do poder público em relação aos nossos artistas. A maioria trabalha como voluntário e não tem apoio financeiro quando quer realizar algum projeto.

O Ponto de Cultura tem como objetivo trazer arte para a cidade, contribuir com a educação das nossas crianças e com a formação dos professores. Para isso precisa desenvolver uma parceria forte com o município, mas parece que não há muito interesse.

Veja o caso da Conferência estadual de Cultura: Rio de Contas não mandou nenhum representante e essa ausência, essa falta de representatividade, se traduz em grande prejuízo para a cidade, na hora em que precisamos de reconhecimento para nossas iniciativas.

Para 2010 esperamos mais apoio para desenvolvermos os projetos que foram aprovados para o Ponto de Cultura, como o Agente Escola Viva (Programa Cultura Viva do MinC), que visa a promoção do teatro e da arte dentro do Colégio Estadual Carlos Souto, além dos micro-projetos culturais aprovados, como o do povoado de Caiambola.

A importância do apoio institucional para essas iniciativas é fundamental.

Sou a favor de uma Secretaria de Cultura, se os artistas da cidade puderem indicar nomes para  que o governo municipal escolha uma pessoa competente e que dialogue com a classe artística, para ocupar a Secretaria.

(Ana Rosa Soares Silva é coordenadora do Ponto de Cultura e participante do programa Ação Griô Nacional, em Rio de Contas).

Abraço a todos



Ricardo Stumpf