Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Rapidinhas

    A montanha e os abutres
     Parabéns aos chilenos pela capacidade técnica e a determinação com que conduziram o resgate do mineiros presos na mina San Jose, em Copiapó, mas a manobra de marketing do Sebastian Piñera, em torno do episódio me cheira a algo podre. Isso é se aproveitar de uma tragédia para se promover.
     Todo o episódio lembra muito um filme americano antigo, cujo título em inglês era Ace in the Hole e que passou no Brasil com o nome de A montanha dos sete abutres. Esse filme de 1951, dirigido por Billy Wilder e estrelado por Kirk Douglas e Richard Benedict, entre outros, trata da exploração comercial  e  midiática feita a partir de um incidente, onde um homem ficou preso em um buraco numa montanha (para saber mais sobre o filme visite o link http://www.adorocinema.com/filmes/montanha-dos-7-abutres/).
     Não se comenta que a mina não deveria ter sido reaberta porque já tinha um histórico de acidentes e que isso foi autorizado pelo mesmo ministro de minas que estava lá participando do show midiático. Depois desse acidente, já ocorreu mais um no Chile, outro no Equador e ainda um outro na Colômbia, sem falar nos acidentes constantes que ocorrem na China.
     Seria interessante que o resgate bem-sucedido dos chilenos servisse para abrir um debate responsável sobre a segurança do trabalho em minas, ao invés de servir como pano de fundo para interesses políticos de Sebástian Piñera e seu desejo de brilhar no cenário internacional. Se o resgate foi bem sucedido, parabéns, mas é preciso explicar porque aquela mina foi autorizada a funcionar sem condições de segurança.

     PIG
     A Folha de São Paulo publicou uma denúncia de que a esposa de Serra, Mônica, teria confessado a suas alunas durante uma aula, já ter feito um aborto (para ver a notícia acesse o link abaixo http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1610201011.htm). A denúncia foi negada pela campanha do candidato da direita e não repercutiu na grande mídia, o que eu considero correto. A eleição não tem nada a ver com a vida particular da ex-primeira dama de São Paulo. Mas se fosse com Dilma a história ganharia certamente uma enorme amplificação. O mesmo ocorre com as trapalhadas de Paulo Preto, o ex-diretor do Dersa, nomeado por Serra. Nenhuma notícia a respeito na grande imprensa, que faz por merecer o apelido que lhe deu Paulo Henrique Amorim, de PIG - Partido da Imprensa Golpista, pois se comporta como um se fosse partido político e não como órgãos sérios de comunicação, pondo toda sua influência à serviço das manipulações para tentar mudar o destino das eleições.

   Rio de Contas

     Pra quem não é baiano, gostaria de esclarecer porque frequentemente falo da cidade de Rio de Contas, onde morei nos últimos 06 anos e pela qual tenho um especial interesse e carinho. Apesar de estar em Brasília, desde junho deste ano e pretender ficar por aqui mesmo cuidando de minha velha (ops) mãe, meus laços de afeto com a cidade histórica do ciclo do ouro continuam os mesmos.
     Tombada pelo Patrimônio Histórico desde os anos 80, Rio de Contas é uma jóia rara na Chapada Diamantina e lá tenho casa na cidade e uma pequena roça, onde planto um pouco de uva e de cítricos e muitos amigos preciosos de quem não quero me separar.
     Por isso, às vezes, não se espantem os leitores de outros estados ou de outros países, se eu falar de minha pequena aldeia e seus problemas, cujas soluções sempre me interessam. Afinal, acho que o mundo é composto cada vez mais de pequenas aldeias conectadas, mesmo que sejam bairros dentro de grandes cidades, ou superquadras, nesta Brasília que cresce tanto.
     Para os que se interessem em conhecer mais sobre a cidade e região, estou anexando aos blogs que sigo o Notícias de Rio de Contas, muito bem elaborado por Altemar e sugiro também alguns sites na internet que mostram as belezas deste lugar ímpar.
  
Para se informar sobre a cidade e região http://www.cidadeshistoricas.art.br/riodecontas/index.php
    
Para obter dados sobre o muncípio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Contas.