Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 26 de agosto de 2012

O Paiz
Eleições na Bahia
Pobre Salvador 

     Pobre cidade de Salvador. Tão abandonada, tão favelizada, tão suja, tão sofrida.
     Quando vejo os trabalhadores nas paradas de ônibus, sofridos, esperançosos, cansados...
     Quando vejo os motoristas nos seus carros financiados, desiludidos do sonho comprado à prestação, presos no trânsito parado, sem alternativa de transporte de qualidade...
     Quando vejo os olhares das vítimas da violência urbana, na sala de sutura do HGE, olhares calados, chocados, traumatizados, cheios de medo...
     Quando vejo a arrogância da polícia nas ruas, intimidando os cidadãos, ao invés de lhes passar um sentimento de proteção...
     Quando vejo a propaganda política, tão cheia de cinismo, de falsas verdades, de candidatos abraçando criancinhas e escondendo os interesses ocultos que os movem...
     Quando vejo a aridez do panorama político da cidade, da outrora orgulhosa e bela, cidade de São Salvador da Bahia.
     Penso em quanto este povo terá de sofrer ainda até encontrar seu caminho e se transformar numa sociedade próspera e justa.
     Pobre Salvador, sempre 20 anos atrás do resto do Brasil. Tão africana na sua alma e na sua incapacidade de resolver suas contradições.

Em Conquista, mais do mesmo


     As eleições em Vitória da Conquista, este ano, terão pela primeira vez um segundo turno, devido ao crescimento do eleitorado, que já ultrapassa 200.000 eleitores.
     Pena que as alternativas sejam as mesmas. Guilherme Menezes, do PT, tenta se eleger pela quarta vez, com o mesmo discurso, fazendo o tipo justiceiro humilde, que ninguém aguenta mais. A oposição, no entanto, não conseguiu apresentar um nome que mobilizasse a cidade em torno de um novo projeto. Seus candidatos ou representam coligações muito fracas, ou representam as velhas elites corruptas, afastadas do governo pelo PT há tantos anos.
     Portanto, devemos ter por lá mais quatro anos do mesmo feijão com arroz, sem os tão necessários projetos de reestruturação urbana que a cidade necessita.

Rio de Contas é 12


     Impressionante o crescimento da candidatura de Dr. Cristiano na histórica cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. No sábado, 25 de agosto, uma imensa carreata tomou conta da cidade. Nas casas só se vê o número 12.
     Gente de todas as tendências se uniu contra o despotismo do atual prefeito e seus assessores que só sabem perseguir e maltratar o povo. A cidade parece estar se aprontando para se levantar e dar um sonoro basta aos desmandos da velha classe política. 
     Como diz aquela antiga canção, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!

Nenhum comentário: