Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Projeto Tamar

    O tanque das arraias no Projeto Tamar

 O Projeto Tamar, na Praia do Forte, ao norte de Salvador, continua um passeio fantástico para levar as crianças e ensiná-las sobre a importância da preservação ambiental, especialmente de espécies marinhas ameaçadas como as tartarugas.
     Eu que tinha feito esta visita há 16 anos atrás, fiquei impressionado com os novos aquários, especialmente os de arraias e tubarões. No das arraias, os visitantes são estimulados  tocar os bichos (cujos ferrões foram retirados). Elas parecem gostar do contato e ficam se exibindo para os visitantes.
     A textura de sua pele parece a de um tapete, com pequenos pelos macios. Uma delícia.
     O tanque dos tubarões lixas também é impressionante. Vê-lo passar a centímetros da gente, com sua figura imponente e sinistra causa uma impressão muito forte.
     O projeto está se tornando um verdadeiro aquário marinho. Pena que os ingressos sejam tão caros (R$16,00 inteira e R$8,00 a meia), como tudo na Praia do Forte, que virou um recanto para ricos.
     Ecologia 10 X 0 democracia. Deviam aprender com Jericoacoara, no Ceará, que criou um parque nacional nas dunas, e mantém um comércio para todas as classes sociais. Querer impedir a destruição do ambiente natural nivelando pela renda, é anti-democrático. Existem outras formas de evitar a farofa dos ônibus populares.Afinal se os pobres poluem, os loteamentos e resorts dos ricos destroem muito mais.

Nenhum comentário: