Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 25 de novembro de 2012

 
Delícias de Rio de Contas
 
A arte de Pedro Souza
 
     Pedro Souza é um artista plástico de Rio de Contas, que trabalha com a técnica de papel-marché e faz bonecos e máscaras para o carnaval tradicional da cidade e também pinturas à óleo.
     Sua arte, que se iniciou com as máscaras de carnaval, evoluiu posteriormente para os bonecos gigantes, usados nos desfiles e depois passou à retratação da vida local, seja de tipos humanos ou de animais.
      À esquerda, máscaras usadas por foliões no carnaval tradicional de Rio de Contas. Os orifícios no pescoço são para que a pessoa que está portando a máscara possa enxergar e respirar. Abaixo, à direita, Pedro ao lado de um boneco gigante, representando uma mulher com seu filho no colo. Esses bonecos gigantes tem movimento de pálpebras, da cabeça (que se gira sobre o pescoço), olhos que se acendem, etc, tudo comandado pela pessoa que vai embaixo, através de cordas. Abaixo, á esquerda, a representação de um teiú, lagarto gigante muito comum na região

    
As origens históricas da cidade na impressionante figura do escravo
(à esquerda)
e do garimpeiro
(à direita)

 
 
 
Os tipos humanos característicos da região
À esquerda as figuras esguias das mulheres negras, originárias dos antigos quilombos existentes no município. À direita a mulher rendeira.
   À esquerda mulher com pilão. À direita, homem com cajado.

















 
     Abaixo, à esquerda, Pedro Souza com um boneco gigante usado no carnaval, representando mulher com filho no colo. À direita pintura á óleo retratando rua do centro histórico.
 















À esquerda, pintura retratando paisagem rural e a Igreja de Santana, na sede do município (à direita).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pedro Souza já expôs seu trabalho em Salvador e em outras cidades da Chapada Diamantina.
Atualmente atende no seu próprio atelier, em sua casa no bairro do Sossego, na cidade de Rio de Contas (Atelier Raízes do Rio) e pode ser contactado pelo telefone (77) 8111-9538 ou pelo e-mail pedrosouza74@gmail.com.

Nenhum comentário: