Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 25 de novembro de 2012

Rapidinhas
 
 Vitória na série A

     Depois de um jogo sofrido contra o Ceará, o Esporte Clube Vitória, de Salvador, conseguiu voltar ao primeiro escalão do futebol brasileiro.
     Mas subir não é nada, o difícil é se manter lá em cima, como bem sabe o Bahia que sofre para confirmar sua permanência na série A, ficando agora na dependência de um empate com o Atlético de Goiás, na última rodada do campeonato.
     O Vitória precisa melhorar muito para ser um time de primeira divisão. Falta profissionalismo em alguns jogadores (como Willy se jogando para tentar conseguir um pênalti, nos primeiros segundos da partida), investimento e organização financeira, para que o time tenha sustentabilidade no seleto grupo dos melhores times do Brasil.
     De qualquer forma nosso Vitória está de parabéns. Que sua subida seja um bom presságio para o futebol baiano em 2013.
 
Um país suicida
 
 
     A política do Estado de Israel, de sobreviver aterrorizando todos os seus vizinhos através do seu poderio militar, enquanto vai ocupando o território da Palestina e dizimando aos poucos sua população, é uma política suicida.
       Nem os maiores impérios coloniais conseguiram ser vitoriosos sem um mínimo de consenso com os povos que dominavam. Simplesmente dominar pelas armas e pela intimidação, é uma política sem futuro e que só levará à própria destruição de Israel.
     Um dia a correlação de forças que hoje sustenta a arrogãncia do estado sionista, vai mudar, e os Estados Unidos não poderão mais respaldar essa loucura. Nesse dia então, Israel vai desaparecer do mapa, varrida pelos árabes que ela só hostiliza e despreza.
     As nações árabes estão se democratizando, se modernizando, e logo terão suas economias recuperadas. Então poderão fazer frente ao minúsculo estado judeu, que só se sustenta baseado no apoio norte-americano.
     O que eles fizeram mais uma vez na Faixa de Gaza, foi mais um capítulo de horror, na história da civilização humana. Seus crimes serão cobrados algum dia, dia este que pode não estar muito longe.
     O Hamas já percebeu isso e provoca Israel, lançando seus foguetinhos, esperando a reação desproporcional que horroriza o mundo. Sacrificam seu próprio povo para que o mundo veja a verdadeira política israelense. Só os israelenses ainda não perceberam que estão cavando sua própria sepultura.
    
 Bem-vinda Bolívia
 
     A Bolívia aceitou fazer parte do Mercosul, como membro pleno (até agora era apenas observadora). Os trâmites para a integração do nosso grande vizinho se iniciarão em breve. O Equador também já foi convidado, mas ainda não deu uma resposta definitiva.
     Aos poucos a grande nação latino-americana vai se unindo, somando forças nesse imenso mercado comum, que já é uma das maiores áreas de integração econômica do planeta.
A capital, La Paz, uma das cidades mais altas do mundo, a 3.360m.


     Quem sabe daqui a pouco tempo poderemos viajar para lá em confortáveis estradas e ferrovias, para visitar o altiplano e conhecer as belezas e os produtos deste país formado pelos descendentes do antigo império Inca.

Assassinatos na Chapada
 
     No sábado, 24 de novembro, um atentado bárbaro ocorreu na cidade de Jussiape, vizinha de Rio de Contas, (apenas 40 Km de distãncia) onde um pistoleiro de apelido Coló, surtou e saiu atirando contra políticos do município, matando o gerente local da EMBASA (Empresa de Águas e Saneamento), que tinha sido candidato a vereador no último pleito, a esposa do prefeito eleito do município, em seguida o próprio prefeito, Procópio Alencar, e na perseguição que lhe moveram policiais da região, ainda atingiu dois PMs, um deles na cabeça, antes de ser  morto pelos policiais.
     Uma tragédia que revela o grau de exacerbação da política na região, onde as diferenças de opinião não são aceitas com a naturalidade exigida pela democracia, mas passam ao campo das desavenças pessoais de modo muito intenso.
     
     Poesia da Semana
 




Tema e voltas

Mas para quê
Tanto sofrimento,
Se nos céus há o lento
Deslizar da noite?
 
Mas para quê
Tanto sofrimento,
Se lá fora o vento
É um canto na noite?
 
Mas para quê
Tanto sofrimento,
Se agora, ao relento,
Cheira a flor da noite?
 
Mas para quê
Tanto sofrimento,
Se o meu pensamento
É livre na noite?
 
Manuel Bandeira

2 comentários:

Blogger disse...

Esse poema é muito tocante para eu que parece que escolhi nascer para sofrer. Quem sabe...Não digo é bobagem, é verdade, nasci para sofrer e com isto não me sinto coitadinha, cumpro uma missão.Sofra! Aprenda e veja a beleza que existe na sarjeta que enxergas como nenhum outro ser humano e continue sensível ao que te rodeia.NUNCA VIRE O ROSTO, por mais que te doa, doe-se.

Ricardo Stumpf disse...

Ninguém nasce pra sofrer, mas para viver e aprender com a vida, com as alegrias e tristezas deste mundo.