Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

sábado, 4 de agosto de 2012

Rapidinhas
Venezuela no Mercosul

     Pra quem achava que a entrada da Venezuela no Mercosul não significaria nada em termos de negócios, a compra de 20 aviões Embraer 190, com entrega imediata de seis unidades, foi um tapa na cara. Em plena crise mundial, quem pode dispensar um sócio com dinheiro para gastar e disposição para ir às compras? Alguém está com saudades do Paraguai?
     A direita raivosa, só vê a questão ideológica, achando que o Mercosul se rendeu a Hugo Chaves. Não percebem que ele está doente e logo a Venezuela terá que buscar outro presidente. E o melhor que o Brasil tem a fazer agora é procurar atrair o país do caribe para sua área de influência, evitando possíveis tentações totalitárias de algum sucessor aventureiro.
     No Mercosul a Venezuela está garantida no campo democrático.
     Na verdade a guerra ideológica que se dá hoje no mundo não é entre capitalismo e socialismo, como nos tempos da guerra fria, mas entre o neoliberalismo e um capitalismo controlado por um estado forte e com preocupações sociais, modelo que vem dando certo em toda parte.
     Quanto ao neoliberalismo, vai patinando nos Estados Unidos e Europa, afundando lentamente, e arrastando com eles a liderança do velho mundo.

Vox populi...
     Pois é, amigos leitores, já repararam como os assaltos a banco no interior aumentam muito em época de eleições municipais? Porque será?
     A maldade do povo diz que é pra fazer caixa dois para as campanhas. Afinal, dinheiro roubado não existe oficialmente e, portanto, não presta contas, não é mesmo?
     Como diz o ditado: a voz do povo é a voz de Deus!
Fiasco olímpico
     O resultado do Brasil nas olimpíadas, depois de um primeiro dia com 3 medalhas, está sendo decepcionante.
     Depois ainda dizem que brasileiro não desiste nunca...
     Eu acho que nós brasileiros não temos é fibra de enfrentar o desafio de vencer. Ficamos nervosos no final. Isso é falta de preparo psicológico. Ou será o velho complexo de vira-latas?
     De qualquer forma fica mais uma vez demonstrado que um bom desempenho olímpico se constrói com programas governamentais de formação de atletas e não com valores individuais.
     Precisamos levar isso à sério, se um dia quisermos ter alguma expressão no esporte mundial.

Gore Vidal


     Os  Estados Unidos perderam esta semana uma de suas poucas vozes realmente independentes, capazes de dizer aquilo que todo mundo pensa, mas poucos tem coragem. Como por exemplo; que George Bush estaria por trás dos atentados de 11 de setembro.
     É o fim de uma era de grandes pensadores. Restam os bajuladores, os que cedem à lógica corporativa e os que se encalusuram com medo de dizer o que desagrada à opinião pública.

 Mário Quintana
DO AMOROSO ESQUECIMENTO

Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?
Mario Quintana

Nenhum comentário: