Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Rapidinhas

A nação árabe se levanta

     Se iludem os que pensam que os protestos nos países árabes vão se restringir aos ditadores. Também os reis e príncipes do petróleo deverão cair ou ceder aos seus povos o controle das suas próprias vidas. É a nação árabe se levantando contra a opressão de governos impostos pelas antigas potencias coloniais, numa verdadeira segunda independência.
     A democracia deve triunfar, seguindo caminhos parecidos, mas próprios de cada país, constituindo uma imensa zona econômica e política de um potencial extraordinário.
     Serão os novos emergentes daqui a 20 anos, desequilibrando mais uma vez a balança do poder mundial.
     Contra esse novo poder, de nada adiantarão as armas e a arrogância de Israel, com seu expansionismo disfarçado de "processo de paz". Como predizia Camões:
     Cessa tudo quanto a antiga musa canta, quando um poder mais alto se alevanta.

     Fantasmas no Bradesco
    
     Em 2001 sofri um sequestro-relâmpago em Brasília. Os ladrões levaram meus cartões, inclusive um cartão de crédito do Bradesco, de uma conta que eu tinha na agência 0270 de Vitória da Conquista.
     Embora eu tenho registrado a queixa na delegacia e seguido todas as instruções do banco, o  seguro do cartão se recusou a cobrir os prejuízos causados pelos sequestradores. Muito traumatizado optei por pagar tudo e esquecer o assunto, depois de cancelar o cartão de crédito. Em 2004, quando me mudei para Rio de Contas, transferi a conto do Bradesco para Livramento, cidade vizinha a Rio de Contas, transferencia esta feita pelos próprios funcionários do Bradesco de Livramento.
     Em 2007 meu pai faleceu e me deixou uma pequena herança, que resolvi investir num programa VGBL do Bradesco, já que eu era amigo da gerente, e passei a ser considerado cliente preferencial, embora nunca mais tenha aceitado cartões de crédito daquele banco.
     Agora, 10 anos depois do sequestro, comecei a receber em meu antigo endereço de Vitória da Conquista, uma cobrança da mensalidades do antigo cartão, cancelado em 2001. Estranho, porque justamente agora eu retornei ao antigo endereço onde vivia, nma casa de minha propriedade que esteve alugada durante todo este tempo.
      Procurei o banco e a gentil atendente me disse que eu tinha que ligar para um número de telefone, clicar na operação 9, depois na operação 6 e pedir cancelamento da função crédito (cancelada há 10 anos) e depois retornar à agência para pedir novamente o cancelamento de uma conta cancelada há 7 anos. Perguntei se eles não podiam fazer isso ali mesmo e ela me disse que não. Que eu mesmo tinha que ligar.
     Ou seja, o Bradesco cria um problema e o cliente é que tem que resolver.
     O que não entendo é como o computador do banco decobriu que eu voltei ao meu antigo endereço e resolveu ressuscitar minha conta. Parece um Big Brother bancário, querendo forçar a gente a utilizar serviços que não deseja, ou então algum fantasma  que habita o computador do banco resolveu me assombrar.
     Estou pensando em processar o banco, por me fazer perder tempo para resolver sua incapacidade operacional e aproveitar para processá-lo por não ter cobrido meus prejuízos há 10 anos atrás, já que mantenho guardada toda a documentação do caso e ainda por cima por me fazer reviver todo esse pesdelo que tento esquecer desde então. Quem sabe aproveito para retirar o dinheiro que ainda tenho por lá e fechar qualquer tipo de conta neste banco.

Delícias de Rio de Contas

Giso

     A apresentação do GISO, Grupo de Investigação Sonora, no sábado e domingo no Teatro São Carlos, denominada Giso em Conserto, com S mesmo para mostrar que a arte pode consertar a sociedade, mostra que a cultura continua viva em Rio de Contas.
     Muitas músicas, experimentaçõese instrumentos fabricados pelo grupo, mostraram um trabalho que apesar de estar se iniciando já mostra que pode ir mais longe, apesar da falta de apoio do governo local.
     Esperamos que o grupo Giso continue crescendo e formando novos músicos entre os jovens da cidade.

Pizza

     Nota dez para o pizzaiolo do Restaurante Quintal. As pizzas de Silas estão cada dia melhores e a simpatia do restaurante continua a mesma. Pra quem for visitar a cidade, vale a pena provar.

Do blog Café Margoso
     Em ti há um marinheiro demandando uma ilha onde ninguém ainda esteve. Também em ti encontrarás o mapa, a bússola e o navio. Há coisas a que não deves atribuir nomes. A tua ilha não tem nome.
     Arménio Vieira - poeta

Nenhum comentário: