Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 31 de outubro de 2010

Rapidinhas

   Sim, elas podem

     Muito legal o primeiro pronunciamento de Dilma Roussef como Presidente da República. A diferença com Lula já apareceu, na medida em que parecia que ela mesma tinha escrito e estava falando sobre o que conhecia bem. Destaque especial para a primeira coisa que ela falou, em relação às mulheres e aos pais das meninas. "Olhem as meninas nos olhos e digam: sim, a mulher pode!"
     Espero que o baixo nível dos debates forçados pelo candidato da direita, que tentou ganhar no grito, não a faça esquecer de temas que ficaram fora da campanha e que estão a muito tempo esquecidos. Um deles, o desenvolvimento e planejamento das cidades, tema do artigo de hoje. Outro, a reavaliação do sistema descentralizado de educação, que joga a responsabilidade do ensino fundamental para os municípios, entes mais pobres e fracos da federação. Outro, a forma do SUS dividir os recursos para os municípios, pagando mais ou menos por especialidades. Nada disso foi discutido, infelizmente, devido às baixarias eleitorais.
     Vamos esperar que com Dilma surja uma nova geração de lideranças capazes de aprofundar as discussões sobre a gestão pública no Brasil e sua relação com a cidadania, pois a agenda dos partidos, inclusive do PT, já está ficando superada e repetitiva, enquanto muitos problemas se avolumam.
    

    
   Vitória da esquerda em Lima

     O site Terra anunciou na quarta-feira, dia 27, a virtual vitória da candidata de esquerda à prefeitura de Lima, Susana Villarán, pelo partido Força Social.
     Depois de uma enroladíssima apuração e de muitas denúncias de tentativas de fraude, a candidata conservadora jogou a toalha e admitiu a derrota.
     Fato auspicioso, pois o Perú junto com a Colômbia é um dos últimos baluartes da direita pró-americana na América do Sul.
     Como Lima tem mais da metade do eleitorado peruano e as eleições presidenciais serão no próximo ano, isso pode significar um considerável reforço para a independencia e união do nosso continente, que aos poucos vai se levantando e sacudindo a poeira.
      Veja abaixo trecho da notícia:

 A esquerdista Susana Villarán se transformou na terça-feira na virtual prefeita de Lima, o maior colégio eleitoral do Peru, depois que sua principal rival aceitou a derrota numa eleição acirrada que pode sinalizar uma tendência de cara às eleições presidenciais de 2011.
Villarán, uma educadora de 61 anos, se transformou na primeira esquerdista a conquistar a capital do país em quase três décadas, após a disputa eleitoral de 3 de outubro.
"Há uma vitoriosa nas eleições; é (o partido) Força Social e Susana Villarán, a quem, neste momento, reconheço como vitoriosa nestas eleições e a cumprimento democraticamente desejando sucesso", declarou sua rival e conservadora Lourdes Flores, em entrevista à imprensa.
O colégio eleitoral do Peru levou mais de três semanas contando os votos das eleições municipais devido ao grande número de cédulas eleitorais com problemas. Com cerca de 97% dos votos apurados, Villarán tem 38,4% e Flores 37,6%, com estreita diferença de apenas 36.480 votos.
A mudança se dá devido à vitória dos independentes e de líderes regionalistas que deflagraram uma contundente derrota a partidos tradicionais, como o Apra.


Um comentário:

Genny Xavier disse...

Querido Ricardo,
Parabéns por este espaço de idéias e pontos de vista sinceros...na vida, as práticas que professamos dizem das nossas boas intenções e honestidade com os valores que acreditamos.
Feliz reencontro contigo e Zé Mário...Mexeu comigo e com minhas memórias também...com a distância de um tempo bem mais utópico e repleto das paixões que tão bem conhecemos...
Em meu retorno a Itabuna, durante a viagem no ônibus cheguei a ler, com avidez e prazer, 120 páginas do teu livro "Contracorrenteza"...
Apareça quando for possível no meu "baú de guardados", você será muito bem vindo.
Beijos,
Genny