Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 16 de dezembro de 2012

 Rapidinhas
 
Morre um mito
Ravi Shankar
 
     Pôxa, já estou me cansando de dar notícias de falecimento de gente que fez o século XX. Agora foi Ravi Shankar, o grande músico indiano que inspirou os Beatles com sua cítara e que além de ser um artista maravilhoso, também era pai de Norah Jones, a grande cantora norte-americana.
Ouça Ravi Shankar tocando numa antiga entrevista à TV americana.
 
Corinthians campeão mundial

     Vencendo o Chelsea da Inglaterra por 1x0, gol do peruano Guerrero, o Corinthinas sagrou-se campeão mundial de clubes, neste domingo, no Japão, jogando com muita categoria e merecendo a vitória.
     A nação corinthiana encheu o estádio com incríveis 25.000 torcedores, do outro lado do mundo, com a presenção da Fiel de vários países do mundo. Impressionante.
     Parabéns Corinthians!
 
Vitória campeão da Copa do Brasil sub-20
 
 
     Em outro resultado importante, o Vitória da Bahia sagrou-se campeão da primeira Copa do Brasil sub-20, jogando em Minas Gerais contra o Atlético Mineiro. Apesar de ter perdido a partida final por 2x1, o Vitória foi campeão, graças ao resultado anterior, quando havia goleado o Galo por 4x1 no Barradão, em Salvador.
     O Vitória tem um time de base excelente para montar parte da sua equipe para 2013. Agora é saber trabalhar.
     Wallace do Corinthians e David Luiz do Chelsea, foram frutos dessa mesma divisão de base do Vitória. A turma que vem por aí promete.
 
Que país é este?
 
     Mais um massacre nos Estados Unidos, desta vez atingindo crianças.
     Sei que este tipo de ação assassina e suicida não acontece apenas lá, mas surgiu lá e vai se espalhando pelo mundo. Tanto que é chamado de doença americana.
     Como é possível que um país permita que qualquer pessoa entre numa loja e compre todo tipo de armamento que quiser, sem o menor controle? Até pelo correio se pode comprar armas pesadas nos Estados Unidos. Um país de gente desequilibrada, uma sociedade doente de violência.
     É só olhar os filmes deles, 90% tem um assassinato como tema central. Vivem em guerra contra o mundo, só pensam em matar. São especialistas em matar. Quando não tem outro povo para praticar tiro ao alvo, atiram neles mesmos.
     O que eu não entendo é a fila no consulado americano para tirar um visto. O que essa gente quer fazer num país como este?
 Dia do Arquiteto
 

 
      Em homenagem à data de nascimento de Oscar Niemeyer, o CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, resolveu criar o dia do arquiteto e do urbanista em 15 de dezembro, separado dos engenheiros. Antes comemorava-se o dia do engenheiro e do arquiteto em 11 de dezembro.
     Agora até nisto engenheiros e arquitetos estão separados (os arquitetos saíram do CREA), reafirmando a importância desta classe, a qual me orgulho de pertencer, fundamental para a qualidade das nossas edificações, do design em geral e das nossas cidades.
     Para ver a resolução, clicque no link abaixo:
 


Hacker quebra o sigilo da urna eletrônica
 

     Um hacker do Rio de janeiro, confessou que invadiu o sistema da justiça eleitoral e modificou resultados da região dos lagos, do Estado do Rio, provando que o sistema é falho e permite fraudes.
     Há muito tempo esta discussão vem se arrastando e o TSE chegou a provar o uso de urnas eletrônicas que além de enviar o voto pelo sistema, também imprimiam os votos que caíam numa urna lacrada, para permitir a conferência e a fiscalização das totalizações, mas seu uso não foi aprovado.
     A simples recusa de adotar o sistema já era considerada suspeita há muito tempo. Porque se recusar a aperfeiçoar o sistema, a não ser que grupos políticos poderosos estivessem se beneficiando da impossibilidade de conferir os resultados?
     A alegação de que esta urna custaria mais caro não faz o menor sentido, pois o TSE não poupa esforços nem despesas para aperfeiçoar o sistema eleitoral, como se pode ver nas últimas eleições, com a introdução da identificação digital em centenas de municípios.
     Acoplar uma pequena impressora na urna eletrônica resolveria todo o problema, mas o Senado não aprovou a mudança.
     Agora, com a confissão do hacker de que o sistema é vulnerável, resta perguntar quantos "eleitos" assumiram cargos neste país, sem ganharem de fato as eleições, desde que a urna eletrônica foi implantada, em 1996.
     Para ler a reportagem toda acessem o link abaixo:
 
Novo Movimento Cultural em Rio de Contas
 
      Um grupo de artistas e produtores culturais se uniu em torno da ONG Oásis e do Ponto de Cultura de Rio de Contas, para promover uma série de eventos importantes.
     Um deles já vem ocorrendo há algumas semanas, o Animeco, curso de animação com bonecos, que resultará em um curta metragem feito pelos alunos com o título; A Dança das Caveiras, a ser exibido em data próxima no Teatro São Carlos. O curso está sendo ministrado por André Mello, formado em artes visuais pela Rietveld Academie, de Amsterdã, na Holanda.
     Neste mês de dezembro é a vez do projeto Tocando a Cidade, um festival de música com bandas regionais cuja programação é a seguinte: dia 15 apresentação no Mato Grosso das bandas Flor Nativa e Folha, de Guanambi, que misturam música regional com reggae. Dia 21, apresentação na sede do município, das bandas Caboco Caipiroba de Salvador, de música regional, e Mucambo de Macaúbas, que mistura rock com maracatu e baião. Dia 30 Jon França e Banda Trifásica farão uma apresentação que mistura rock com MPB.
     Além das apresentações haverão oficinas e jam sessions, que são uma espécie de encontro musical em que músicos vão tocando sem um roteiro prévio e vão criando e inventando na hora. Jam é geléia em inglês. Jam sessions é uma espécie de geléia musical, onde um músico vai influenciando o outro e entusiasmando o público.
O programa das oficinas e outras informações sobre a programação do evento estão disponíveis no site: www.tocandoacidade.blogspot.com.br
Além desses eventos, outros estão previstos pelo grupo de realizadores culturais que está agitando a cidade, composto por Rosa do Ponto de Cultura, Glaucia e Maurizio, do Espaço Imaginário, André Mello, David e Sol.
O Carnaval Mandú, com oficinas de máscaras e 04 pré-carnavais nos finais de semana de janeiro, o Largo jardim, com intervenções para reiventar usos para a Praça do Rosário e a Rua dos Inventos, para ocupação dos espaços públicos com arte, são alguns dos eventos previstos para este verão.
Poesia da Semana



Há Momentos
Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector

Nenhum comentário: