Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 9 de setembro de 2012

 
Rapidinhas
 
Pobre Salvador II
 
     Não voto em Salvador, mas tenho acompanhado o contraditório entre os candidatos à prefeitura da capital baiana.
     Mário Kertz parece ser o mais simpático e talvez o mais competente de todos, só não fala que é do mesmo partido do atual prefeito João Henrique, que aliás é uma espécie de fantasma que paira sobre a eleição: todo mundo critica a gestão, mas ninguém fala o nome dele. João Henrique, aliás, parece estar se vingando da cidade que só fala mal dele. Resolveu largar de mão.
     ACM Neto, esconde mais do que mostra. Suas propostas não significam nada, são apenas palavras vagas. "Vou chegar junto..." O que quer dizer isto? "Vou botar ordem na casa!" Isso me lembra o discurso da ditadura militar. O que será que ele quer dizer com isso? Que vai tirar os ambulantes que infestam as ruas da cidade? Baixar o cacete, no melhor estilo do seu avô?
     Pelegrino é um caso à parte. Apesar do apoio de Lula e Dilma, tem dificuldades pra crescer. Tudo que ele fala soa falso. Era melhor que ele não sorrisse, pois o sorriso também parece forçado. Ele é melhor sério, como o advogado que luta pelos pobres.
     Dele me lembro de ter ido à Ilhéus defender os estudantes que foram presos em 1989, quando eu liderava uma facção do PT, que fizeram um enorme protesto contra o aumento das passagens de ônibus no governo de Jabes Ribeiro. É uma lembrança boa, positiva.
     Mas não posso me esquecer de que ele foi o líder do governo na nefasta reforma da previdência que Lula fez em 2003 e que retirou direitos dos aposentados, violando inclusive o princípio constitucional dos direitos adquiridos. Ele como líder, não apenas defendeu a reforma, mas fez o serviço sujo de ameaçar com a expulsão do Partido os parlamentares que votassem contra. No balanço de prós e contras, não confio nele.
     Hamilton, do PSOL, é uma cara nova nas eleições e, pelo que eu soube, é um sujeito direito. Mas ele não faz propostas...só fica cantando ê,ê, ê, Hamilton 50... Podia dizer a que veio e o que faria no governo, afinal ele tem uns dois minutos, daria tempo.
     Marinho não significa nada. Da Luz é uma piada de mau gosto.
     Enquanto isso a cidade vai se acabando em buracos, sujeira e descaso. O Ministério Público deveria destituir o atual prefeito, por abandono das suas funções.
    
O fenômeno Freixo
     Marcelo Freixo vem crescendo nas pesquisas para prefeito do Rio de Janeiro.
     Ele ficou conhecido por combater as milícias cariocas e por ser um defensor dos direitos humanos.O personagem Freitas, do filme Tropa de Elite II, foi inspirado nele.
     Por sua luta contra as milícias, foi ameaçado de morte e teve que passar um tempo fora do Brasil com a sua família.
     Concorrendo pelo PSOL, Freixo tem pouco tempo de TV, mas conta com o apoio de artistas e intelectuais cariocas, como Chico Buarque de Holanda. Se continuar crescendo pode provocar um segundo turno e, quem sabe, uma reviravolta política na cidade que um dia já foi maravilhosa.
 
Esperança na Colômbia
 
 
     O presidente Santos, da Colômbia, confirmou  que serão abertas negociações entre o governo de seu país e as FARC, Forças Armadas revolucionárias da Colômbia, grupo guerrilheiro que atua desde a década de 1960 no país vizinho.
     Todos os países latinos exaltaram a iniciativa e até o Presidente dos EUA, mandou mensagem de congratulações a Santos. Apenas os republicanos norte-americanos e seu filhote, o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, ficaram contra.
     Para o Brasil o fim desta guerra é muito importante, pois retira das nossas fronteiras o exército dos Estados Unidos, chamado por Uribe para ajudar a combater os guerrilheiros.
     Para o restante da América Latina também é um sinal de paz e novos tempos.
     Oxalá essas negociações sejam bem sucedidas e consigam integrar os grupos guerrilheiros na vida política colombiana, pela via constitucional.
 
Poesia da semana
 
     Reproduzo abaixo, a letra da música Revolta dos Malês, de Rafael Pondé.
     http://letras.mus.br/rafael-ponde/1049399/

 





Revolta dos Malês

Rafael Pondé

Perto do Abaeté tem um nego mandigueiro
Descendente do Malês, povo nobre e guerreiro
Faz dali o seu terreiro
Na roda de Capoeira ou orando ao Deus Allah
Veste branco às sextas-feiras
Usa xale e patuá
(seu avô era um Alufá)
Esse nego um dia fez revolta
A revolta dos Malês, foi na Bahia que se fez
A Revolta dos Malês
O canto de apear o boi
(foi o Male que trouxe)
E se você vestir um abadá
(foi o Male que trouxe)
O misticismo e a superstição
(foi o Malê que trouxe)
A moda de viola do sertão
(foi o Male que trouxe)
Tapas, Haussás, baribas
Negos e mandingas
A Revolta dos Malês foi na Bahia que se fez
A Revolta dos Malês



Nenhum comentário: