Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 2 de setembro de 2012

 
 
Rapidinhas
 
E agora PT?
 
 
     Uma norma geral, para todos os partidos, é expulsar os membros flagrados em atos de corrupção.
     Todos tem feito isso, desde a direita mais sórdida à esquerda mais infantilóide. A excessão tem sido o PT. Desde o início das denúncias sobre o mensalão, ninguém foi expulso do partido, nem mesmo o ex-deputado José Dirceu, o comissário,(como é chamado pelo jornalista Elio Gaspari, se referindo aos antigos comissários políticos dos tempos das ditaduras stalinistas européias), acusado de ser o chefe da quadrilha.
     Esse tempo todo o partido vem batendo na tecla de que não existiu nenhum mensalão, que tudo foi invenção da imprensa.
     Bem, agora já temos gente condenada pelo Supremo Tribunal Federal: João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados. E agora, vão dizer que tudo foi invenção do STF? Não vão expulsar o dito cujo do partido?
 
 Nas asas da Embraer
 
     Esta semana fiz um ótimo voo num jato Embraer 195, da Azul Linhas Aéreas, entre Salvador e Fortaleza. Durante a a viagem, enquanto assistia ao entretenimento no pequeno monitor individual da minha poltrona, fiquei pensando:
     _Quem diria há alguns anos atrás, que o Brasil seria capaz de projetar e construir um avião como este, com a mais alta tecnologia embarcada?
     Os aviões da Embraer, pra quem não sabe, não tem aquela horrível poltrona do meio. São apenas dois assentos de cada lado. Muito conforto e espaço para as pernas.
     Mas quando se trata de automóveis, até hoje não fomos capazes de produzir uma marca própria. As fábricas instaladas no Brasil são todas estrangeiras e fabricam carros ao gosto do público dos seus países.
     Até a propaganda reforça isso, como se fossemos incapazes de fabricar um automóvel nosso. A Volkswagen faz questão de dizer que é alemã. Das auto (o carro), diz, nos seus anúncios. A Citroen também faz questão de dizer que é francesa, com seu slogan criative technologie (tecnologia criativa). E ainda tem aquele anúncio da mulher que congelou o marido até poder comprar um carro japones. Que absurdo! Onde estão nossos valorosos empresários que não são capazes de lançar uma marca brasileira?
     Até os chineses estão invadindo nosso mercado, eles que há alguns anos atrás só fabricavam uns carrinhos desengonçados.
     A Gurgel era nossa única marca, que já fabricava carros elétricos há muitos anos, mas faliu.
     Se somos capazes de fabricar um jato como aquele, podemos muito bem fabricar carros que atendam as nossas necessidades.
     Talvez esteja faltando uma política de incentivo à criação de marcas brasileiras.
 Declaração de voto
 
 
     Não tenho obrigação nenhuma de declarar meu voto, que é secreto, mas em se tratando da luta que se trava em Rio de Contas para libertar aquele município do jugo de uma turma muito negativa que tomou conta do poder há muitos anos, acho que é meu dever fazê-lo aqui, neste espaço semanal em que publico minhas opiniões.
     Não há dúvida que vou votar 12, em Cristiano para prefeito, já que ele representa a mudança, com seu vice do PT, permitindo que um grande arco de forças se forme para resgatar Rio de Contas das mãos dos aventureiros.
     Faltava me decidir pelo voto de vereador. Eu pretendia votar em Magdalena, vereadora atual do PSB que muito tem feito pela região dos gerais, onde tenho meu sítio. Mas em recente visita à cidade fiquei sabendo que manobras políticas do nefasto grupo do atual prefeito a impediram de se lançar a reeleição.
     Nesse caso minha decisão é votar em Angela Guedes. Não apenas porque seja minha amiga, pois temos também nossas diferenças, mas porque é uma pessoa de briga, uma pessoa sem papas na língua, capaz de enfrentar os desmandos dessa gente que está lá e que ainda deve eleger alguns vereadores.
     Precisamos de gente como Angela Guedes na Câmara Municipal, se quisermos mudar o município e meu voto é dela.


Poesia da Semana
 

"Do rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem." (Bertold Brecht)



Nenhum comentário: