Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Rapidinhas
Bola murcha
     Me desculpem, mas os 8 x 0 sobre a China não me convenceram. Acho que arranjaram um adversário fácil pra encher a bola de Mano Menezes, um técnico que prima pela arrogância e pela incapacidade de montar um time ofensivo.
     Chega de terno Armani, imitando treinadores europeus, mas não resolve e na hora de dar entrevistas fica com aquela cara de idiota. Deve ter aprendido com aquele outro, o Parreira, com aquele sombrancelha levantada estilo Fabian da novela.
     Quando é que alguém vai ter coragem de desvendar a máfia que existe dentro da CBF, com treinadores convocando jogadores só pra valorizar seus passes e ganhar por fora? Romário fez uma denúncia grave sobre isto na semana passada, mas parece que a grande imprensa esta macomunada com tudo.
     Deve ter muito dinheiro rolando por baixo do pano.
     Enquanto isso, o hexa em 2014 parece um sonho cada vez mais distante.
Bola cheia
     Bahia e Vitória estão muito vivos no capeonato brasileiro, séries A e B. Os 4 x 0 do Bahia sobre o Vasco foram de tirar o fôlego (embora o Vasco não tenha jogado nada). Um time que estava na zona de rebaixamento, de repente crescer desse jeito, é mesmo impressionante.
     Enquanto isso, o Vitoria continua liderando a série B.
     Pelo visto, em 2013, se o mundo não acabar, teremos Bahia e Vitória na primeira divisão, com direito a Ba-Vi, na nova Arena da Fonte Nova, que está ficando belíssima.
     Só falta um prefeito que dê um jeito na capital bahiana.
     E viva a Bahia!

PIG, contas de luz e impostos


     A presidente Dilma teve a coragem de reduzir a conta de energia elétrica, contrariando o poderoso lobby das concessionárias de energia, que compraram as estatais no governo FHC a preço de banana.  
    A lógica  é simples: os tucanos diziam que o governo do PT não iria respeitar os contratos assinados durante a privatização, falta gravíssima no mundo corporativo e capaz de desmoralizar qualquer governo. Lula e Dilma respeitaram os tais contratos, que permitiam que empresas estrangeiras explorassem nosso mercado com preços abusivos durante 15 anos, mas agora o prazo dos contratos acabou, e a presidente pode estabelecer novos parâmetros para formação de preços, levando à redução.
     Durate os 15 anos em que os contratos duraram o PIG, Partido da Imprensa Golpista, leia-se Rede Globo, Folha de São Paulo, Estadão, Veja, etc, nunca reclamaram dos preços, que impediam que os produtos brasileiros se tornassem competitivos no exterior.
     Agora que os preços foram reduzidos, imediatamente começaram as críticas, dizendo que os preços da energia no Brasil ainda são muito mais altos que o de vários países.
     A mesma coisa em relação aos impostos. O governo Dilma vem praticando a maior redução de impostos (ou mesmo a simples supressão deles), da história moderna brasileira. As manchetes da imprensa, no entanto variam sempre entre notícias negativas. Quando o governo arrecada muito, eles vem com o impostômetro, mostrando quantos dias os brasileiros tem que trabalhar para pagar impostos.
     Quando o governo abaixa os ditos impostos, a manchete muda para: cai a arrecadação fiscal, como se isso fosse uma coisa ruim.
     A verdade e que eles estão ficando sem ter o que dizer, enquanto assistem seus partidos de direita, DEM e PSDB, minguarem até a ameaça de extinção. Só falta agora alguém refundar uma imprensa séria neste país.

Poesia da semana

Soneto da fidelidade


De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure

Vinícius de Moraes
Site: Mundo das Poesias
http://mundo-das-poesias.blogspot.com/2012/08/soneto-de-fidelidade.html#ixzz26joj1RuQ

Nenhum comentário: