Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 12 de agosto de 2012


O Paiz

     O encerramento das olimpíadas de Londres, teve mais do mesmo: muita pirotecnia e a promoção dos "valores" britânicos. É claro que eles aproveitaram para promover seus produtos, ou que eles ainda tem que possa interessar ao mundo, como a música pop, os automóveis Rolls Royce e até manequins e costureiros que exportam moda.
     O show interminável de música no final, serviu para mostrar a decadência do rock britânico, que começou com uma belíssima apresentação de Imagine, de John Lenon, que o mundo inteiro conhece e que nos enviou uma mensagem inesquecível de paz. O que ele diria hoje do papel dos britânicos no Iraque e nas Malvinas?
     A continuação mostrou como a música que começou contestadora foi se tornando comercial e os ídolos rebeldes foram sendo substituídos por astros bem-sucedidos, que faturam milhões e não tem mais nada a nos dizer.
     A maioria deles são ilustres desconhecidos para os brasileiros.
     A pequena apresentação do Brasil não fugiu muito dos clichês, mas teve alguns méritos. Não mostrou mulheres semi-nuas, o que sempre desvaloriza a mulher brasileira. A dança dos índios com cocares iluminados foi mesmo especial, mas a passagem de Marisa Monte, caracterizada como uma Iemanjá flutuando sobre as águas, cantando a Bachiana n. 5 de Villa-lobos, (à esquerda) foi realmente fantástica.
     Um bom começo para as olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
     Nossos resultados não foram tão ruins. Chegamos ao recorde de 17 medalhas, mas falhamos nas finalizações, o que nos fez conseguir poucas medalhas de ouro e comprometer nossa classificação, comprovando o que eu comentei na semana passada, que não temos segurança psicológica para enfrentar as finais.
     A excessão, para confirmar a regra, foram as maravilhosas garotas do volei. Parabéns, meninas, vocês deram uma lição de garra e vontade a todos os atletas brasileiros. Que seu exemplo frutifique.


2 comentários:

Ester Ligia disse...

Ricardo, seu Blog está cada dia melhor. Parabéns.
Ester Lígia - Livramento N Senhora - Bahia

Ricardo Stumpf disse...

Obrigado professora.
Admiro muito seu trabalho em prol da cultura em Livramento. O blog está sempre à sua disposição para divulgação dos seus eventos.

Grande abraço

Ricardo