Cabo Verde
Praia
Prezados amigos, estou em viagem a Cabo Verde, país de lingua portuguesa constituido de dez ilhas na costa ocidental da Africa.
Num voo direto pelo boeing 757 na companhia TACV (Transportes aéreos de Cabo Verde), à partir de Fortaleza, depois de apenas três horas e meia, eu e meu amigo Adriano Araújo cruzamos o Oceano Atlântico e chegamos à cidade de Praia, capital do arquipélago, na quinta-feira a noite. Pra quem está acostumado com a miséria das empresas brasileiras é uma agradável surpresa ser servido com um jantar quente, salada, sobremesa e bebidas (vinhos cervejas, refrigerantes e sucos, além do tradicional grogue caboverdiano)
Cabo Verde era uma parada quase obrigatória na volta dos navios portugueses que vinham do Brasil para Lisboa, muitas vezes carregados do nosso ouro. Paravam para se reabastecer e para fazer trocas. Era um entreposto comercial importante, inclusive de escravos (a tenebrosa história da escravidão na África será objeto deste blog em próximo artigo), dai o interesse dos piratas e corsários como Drake, financiados pela rainha da Inglaterra.
A cidade de Praia se situa na Ilha de Santiago, ao sul do arquipélago, e tem uma configuração urbana interessante: o chamado Plateau é realmente um platô que se ergue em frente ao mar, onde se localiza a administração do país, que ficou independente de Portugal em 1975.
Do outro lado a Achada de Santo Antonio é outro platô, onde se localiza alguns conjuntos residenciais e o simpático bar e restaurante O Poeta, com um linda varanda em frente ao mar, de onde se pode ver o luar e saborear um bom vinho caboverdiano (abaixo).
Achada significa "campo aberto" ou esplanada. Cabo Verde tem muitas achadas, segundo nos explicou o recepcionista do hotel.
Achada significa "campo aberto" ou esplanada. Cabo Verde tem muitas achadas, segundo nos explicou o recepcionista do hotel.
A configuração é tipica das cidades coloniais portuguesas, que ocupavam primeiro as partes altas, para facilitar a defesa em caso de ataques militares e com o tempo iam descendo para as partes baixas e aterrando a beira-mar para abrir avenidas e construir áreas portuárias.
O país e simpático, tem um povo simples e muito "na dele". Nos locais turísticos ninguém perturba querendo nos guiar ou vender coisas, como no Brasil. Eles simplesmente ignoram os turistas. Vivem a vida deles e nos olham com uma certa desconfianca, embora sejam gentis.
Casa de pedras coberta de palha na Ribeira Grande ou Cidade Velha
Casa de pedras coberta de palha na Ribeira Grande ou Cidade Velha
Cabo Verde é uma democracia estável, no meio da instabilidade política africana e está começando a desenvolver sua indústria do turismo. O mar é incrivelmente azul e está por toda parte. Amanhã, domingo, seguiremos para a cidade de Mindelo, na Ilha de São Vicente, considerada a capital cultural do país, e por isto publico o blog hoje, sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário