Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Rapidinhas
O ceará de Alencar


 
     Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
     Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as
     alvas praias ensombradas de coqueiros;
     Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso
     resvale à flor das águas.
     Onde vai a afoita jangada, que deixa rápida a costa cearense, aberta ao fresco terral a grande
     vela?

     Iracema, José de Alencar.
     (primeiro parágrafo do primeiro capítulo)

    Passando o carnaval em Fortaleza, aproveitei para ler Iracema, o pequeno e mais famoso romance de José de Alencar, que é muito cultuado por aqui. O que impressiona no texto é a sua prosa-poética, muito bonita. Romântico, Alencar idealizava os indígenas e o próprio colonizador português, tornando-os pessoas nobres e gentis. Mas o mais interessante são as descrições da terra, e as explicações para os nomes indígenas das cidades e acidentes geográficos, que sobrevivem até hoje. O livro é de 1865.
     Fui obrigado a ler José de Alencar e Machado de Assis na escola e detestei. Só depois dos 30 anos me senti capaz de apreciar sua literatura. Os professores do ensino fundamental e médio não deviam dar esses livros para seus alunos lerem, pois exigem uma maturidade que os jovens não tem.

Triste Honduras

     A falsa democracia hondurenha, fruto de um golpe de estado apoiado pelos Estados Unidos, acaba de propiciar ao mundo mais um espetáculo horrendo de desrespeito aos direitos humanos, com o incêndio na prisão de Comayagua, onde morreram queimados vivos mais de 350 presos, impedidos pelos guardas de deixarem suas celas para salvarem suas vidas.
     Se fosse em Cuba ou na Venezuela o escândalo seria grande na imprensa direitista, mas na ditadura hondurenha, criada e financiada pelos americanos, ninguém condena. Tratam o assunto como se fosse um simples acidente.

As Malvinas e o velho colonialismo

     Os argumentos britânicos para manter a ocupação ilegal das ilhas Malvinas, Orcadas do Sul, Geórgia do Sul e Sandwich do sul (todas pertencentes ao arquipélago das Malvinas), não passam de uma extensão do velho colonialismo europeu. Dizer que a população das ilhas quer continuar a ser inglesa é fingir desconhecer que a população original argentina foi toda deportada, quando da invasão no século XIX e teve suas propriedades roubadas pelos ingleses.
     Para ser justo, o certo era fazer o mesmo com a população atual. Simplesmente mandá-la de volta para a Inglaterra, de onde vieram seus avós, para substituir os argentinos. Mas como estamos em outros tempos, ninguém defende que se repita com os atuais habitantes, a violência feita contra os argentinos.
     A própria presidente Cristina Kirchner já falou que eles podem continuar a ser ingleses, numa administração argentina, e que suas propriedades e cultura seriam respeitadas, dando ao arquipélago um estatuto especial, com mais autonomia em relação às demais províncias do país. A posição unânime dos países da América Latina isolando as ilhas, foi um golpe na política ridícula de manter uma colônia a 13.000 Km da metrópole, cujo objetivo é claramente o de manter uma posição estratégica militar no atlântico sul e também o de roubar o petróleo argentino.
     O Brasil deveria também reivindicar a soberania sobre a ilha de Ascenção, roubada dos portugueses pelos ingleses em 1815, situada em frente ao nosso território, assim como a África do Sul sobre as ilhas de Santa Helena, Tristão da Cunha e Gonçalo Alvares (Gough Island), que pertenciam à província do Cabo antes da independência sul-africana, acabando logo com os últimos vestígios do velho império colonial. O atlântico sul deve ser controlado pelos países que o margeiam e não por antigas potências coloniais européias.
     À propósito, a Unasul (União das Nações Sul-Americanas) deveria encaminhar ao comitê de descolonização da ONU a situação da Guiana Francesa, uma colônia encravada no continente sul-americano. Sem dúvida uma aberração geopolítica em pleno século XXI.



Nenhum comentário: