Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Fantástico Parque do Cocó


     Prezados amigos leitores.
     A cidade de Fortaleza foi capaz de recuperar seu maior rio, criando em torno dele um parque linear, que permitiu que em áreas antes ocupadas por salinas, o mangue e outros ecossistemas renascessem, criando no meio do espaço urbano entre automóveis e torres de arquitetura contemporânea, um dos maiores parques urbanos da América Latina.
     O Parque do Rio Cocó é a prova de que é possivel harmonizar cidade e natureza e ter rios urbanos preservados, transformando suas margens em locais de lazer para toda sua população. 
     Sem dúvida um exemplo para todas as cidades brasileiras. Um exemplo especialmente para a cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, que vem adiando há anos a implantação de um parque similar em torno do seu Rio Verruga, considerado o segundo mais poluído do Brasil.
     Conquista tem apenas 300.000 habitantes, contra os 3 milhões de Fortaleza, e no entanto parece que seus governantes acham difícil criar o parque e recuperar o rio.
     Deviam fazer uma visita a capital cearense para ver o grande impacto que uma obra dessa tem na vida da população da cidade.
     Aos domingos as trilhas do Parque do Cocó ficam lotadas. Tendas com aulas de ginástica, dança e brincadeiras infantis são armadas, para a diversão gratuita dos seus cidadãos.
     A recuperação da flora e da fauna local é impressionante. O parque respira vida e ajuda a cidade a respirar.
     A maioria das cidades brasileiras foi fundada às margens de algum curso d'água, num tempo em que isso era fundamental para a sobrevivência das pessoas. Mas com o tempo, os rios que outrora lhes deram vida foram esquecidos, se tornando esgotos, lata de lixo, até finalmente serem recobertos por lajes, para não enfeiarem a paisagem urbana com suas águas imundas e fétidas.
     Até quando? Porque não inverter essas prioridades e colocar a saúde dos rios na ordem do dia, senhores prefeitos e vereadores?
     A eleição de 2012 está aí para que aqueles que se dizem defensores do meio ambiente formulem seus projetos e compromissos públicos com os eleitores.
     A realidade do Parque do Rio Cocó está aí, para todos aqueles que julgam ser impossível salvar nossos rios.

Água é vida!

Nenhum comentário: