Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

sábado, 17 de dezembro de 2011



Corrupção endêmica

     Finalmente vem à tona o caso dos dossiês contra a filha de José Serra, Verônica, e seu marido Alexandre Borgeois, levantados pelo PSDB durante a campanha eleitoral de 2010, como sendo uma armação do PT para destruir a candidatura do tucano paulista.
     O livro, A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Junior (Geração Editorial), pretende esclarecer tudo a respeito da corrupção nos dois governos de FHC, na época das privatizações e o esquema de lavagem de dinheiro montado para encobrir tudo.
     A reportagem da edição da revista Carta Capital de 14 de dezembro, traz uma matéria de capa sobre o assunto, entrevistando o autor do livro. Já há até um site oferecendo download gratuito do livro antes que ele seja censurado  no endereço http://bolaearte.wordpress.com/..
    .Por outro lado, a revista Isto é, de 9 de dezembro, traz ampla reportagem sobre o esquema de fraudes montado no Ministério dos Esportes, ainda no tempo em que Agnelo Queiroz era ministro, à partir da história de Miguel Santos Souza, cujo papel seria o de fraudar convênios através de empresas-fantasma, para desviar dinheiro para o então partido do ex-ministro, o PCdoB.
     Na mesma edição a revista traz a acusação do Ministério Público contra o senador Cícero Lucena, PSDB da Paraíba, sobre fraudes em licitações no tempo em que era Prefeito de João Pessoa. Hoje Lucena é Primeiro-Secretário do Senado.
     Na UOL, esta semana, um ministro do Supremo Tribunal Federal, avisava que os crimes do mensalão poderiam prescrever, devido à demora do processo. Enquanto isso, seguem as denúncias contra o ministro Pimentel, do PT de Minas, que teria recebido um milhão de reais de uma empresa para passar um dia "conversando" com eles. Ele que é assessor pessoal da presidente Dilma desde a campanha eleitoral, imagine-se o que teria para contar nessa conversa que valesse tanto dinheiro.
     Se aparecer um partido comprometido com transparência de verdade, que mantenha as contas dos seus parlamentares abertas o tempo todo, que renuncie aos salários e benefícios parlamentares, periga ser um sucesso nas eleições. Hoje essa parece ser a maior urgência para o eleitor brasileiro. Acabar com a corrupção endêmica que compromete o esforço do povo brasileiro para melhorar de vida.
     Quanto às "vestais" do PSDB, sempre tão empenhadas em acusar a esquerda, cai a máscara, principalmente de José Serra, um indivíduo insidioso, rancoroso e cheio de truques sujos.
     ..
     Golpe


     Por falar em corrupção, uma empresa fantasma, chamada Proseg, está enviando correspondências aos aposentados de todo o Brasil, avisando que depois de 13 anos de batalhas judiciais a pessoa ganhou um processo para receber um pecúlio de R$66.500,00 e mais um benefício em forma de aposentadoria e para recebê-lo precisa pagar as custas dos advogados, no valor de R$3.327,50 A correspondência vem com um número de telefone para esclarecimentos (11)7855-8800 e quando a pessoa liga uma mulher que se diz advogada atende e indica como fazer o depósito para liberação do benefício.
     Minha mãe recebeu a correspondência e resolvemos ligar para saber o que era. Claro que suspeitamos logo de um golpe. Mas bastou fazer uma busca na internet para encontrar uma enxurrada de reclamações.  
     Será que só a polícia não está sabendo do golpe?

Um mundo novo

    Estamos encerrando 2011, um ano longo mas promissor.
    Já repararam, amigos leitores, quantas mudanças ocorreram neste ano?
     As revoluções democráticas nos países árabes, os indignados pelo mundo lutando contra o capitalismo selvagem e o predomínio do setor financeiro (e suas crises cíclicas que arruinam países inteiros), as guerras do Iraque e do Afeganistão chegando ao fim, a ascenção dos emergentes, BRICS à frente, com o Brasil começando a ter voz no mundo e apesar da corrupção e dos problemas, melhorando nossas vidas.
     Mesmo neste aspecto,  a faxina de Dilma colocando o combate a corrupção em primeiro plano e, apesar dos pesares, a aliança de esquerda capitaneada pelo PT, acabando com a hegemonia secular da direita no Brasil e se preparando para derrubar seus últimos baluartes em 2012, seja em grandes cidades como São Paulo, seja nos últimos pequenos currais, pelo interior do Brasil. 
     A copa de 2014 e as olimpíadas, forçando nossas cidades a uma reciclagem geral, o povo saindo aos poucos da pobreza e começando a consumir, a vida mudando, tudo ficando informatizado com TVs digitais, 3D, tablets e outros aparelhos novos integrando as mídias, a internet tomando conta de tudo e a vida, apesar de tudo melhorando.
     A consciência planetária sobre o meio ambiente avançando rapidamente e até os países mais poluidores do mundo aceitando um acordo de limitação de emissões de carbono para controlar o aquecimento global.
     Não é pouca coisa. esperamos que 2012 não seja o anunciado fim do mundo, das previsões maias, mas o começo do fim de um mundo antigo, atormentado por guerras e nacionalismos anacrônicos e o início de outro, onde as nações se integrem cada vez mais e construam finalmente um mundo de paz e riqueza para todos, onde a fé dos homens não seja fruto da necessidade, da pobreza ou do desespero, mas da gratidão por uma vida plena e segura para todos.
    .
      

Nenhum comentário: