Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

sábado, 5 de novembro de 2011

Rapidinhas

Mensagem divina

     Recebi de minha prima Lúcia, lá do Rio, esta foto fantástica.
     Fiquei pensando se em meio a tantas iniquidades por que passa a humanidade, esta não seria uma mensagem de esperança para nós, brasileiros.
     Deixo aqui a mensagem em forma de imagem, para que todos possamos iniciar a semana com o espírito mais elevado.

Bons ventos sopram na Colômbia
     
Gustavo Petro, ex-guerrilheiro do extinto grupo de esquerda M-19, que abandonou a luta armada para participar da vida política democrática na Colômbia, foi eleito prefeito da capital, Bogotá.
     A Colômbia é o último país da América do Sul ainda alinhado aos Estados Unidos e a possibilidade que um governo independente assuma o controle é muito importante para nós, brasileiros, pois colocaria fim a 50 anos de guerrilha, assim como à possibilidade de ter tropas norte-americanas na nossa fronteira amazônica.
     Gustavo Petro é, desde já, um forte candidato à presidência na próximas eleições, a depender do seu desempenho a frente da Prefeitura de Bogotá.
     Não será fácil para ele enfrentar o desafio, num país governado por uma elite fascista, aferrada ao poder e aliada ao narcotráfico, sustentado pelos paramilitares infiltrados nas forças armadas. Além disso terá o desafio de desarmar as FARC, que já foram um grupo de esquerda e descambaram para o banditismo.
     Toda a sorte para ele.

  Ongs e dinheiro público


      O escândalo das ONGs no Ministério dos Esportes, é só a pontinha do iceberg. Não se trata de mais corrupção nos ministérios, mas nas próprias ONGs, que proliferaram nos últimos anos com as mais diversas finalidades e servem de fachada para um monte de negócios escusos e também para sustentar muita gente que não gosta de trabalhar.
      Imagina o que não acontece no Ministério da Cultura, com todos aqueles pontos de cultura espalhados pelo Brasil? A verdade é que o chamado terceiro setor foi uma invenção dos neoliberais, interessados em desmontar o Estado e transferir suas responsabilidades para pequenas comunidades, principalmente na área social, enquanto aos governos restava a tarefa de reprimir o povo e ajudar o capital.
     A falência do modelo neoliberal agora mostra sua cara também nesse setor, que ao invés de substituir o Estado, serviu para criminosos e oportunistas de toda espécie se aproveitarem das carências do povo..

Mundo cão
 
     Os Estados Unidos suspenderam a contribuição que davam à Unesco, depois que esta aceitou o ingresso da Palestina omo membro pleno. Eles não são democráticos? Ou todo mundo vota de acordo com a vontade deles ou partem para a retaliação.
     Mas a Unesco nem deu bola, aprovou mesmo e pronto. Foi-se o tempo que os americanos eram tão ricos que podiam chantagear o mundo. Agora outros países podem facilmente substituí-los no financiamento de uma agência como a Unesco, enquanto eles se afundam na sua crise econômica e política.
     Israel também anunciou retaliações. Vai se aproveitar para roubar mais um pouquinho de terras palestinas, com o apoio do Tio Sam, é claro. Aliás, Israel anunciou que está desenvolvendo submarinos nucleares, para poder aterrorizar o oriente médio com suas conhecidas bombas atômicas. Enquanto isso o ocidente pressiona o Irã, para que suspenda seu programa nuclear, inclusive com ameaças de um ataque aéreo por parte de Israel.
     Que mundo!
    
 

Um comentário:

REGIS CASTRO disse...

Pois é, o mundo é autoritário!
Não podemos descuidar!
Nosso povo se pauta pela grande mídia.