Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 6 de fevereiro de 2011


   Diretas Já

     O movimento popular árabe, que luta contra as ditaduras implantadas pelos países imperialistas para controlar seus países, leia-se Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Alemanha, as antigas potências coloniais, e mais Israel, herdeiro dos interesses delas, tem grandes semelhanças com o nosso movimento das diretas nos anos 80, que pedia a saída dos militares e eleições diretas para presidente.
     Do mesmo jeito que fizeram aqui, os imperialistas-colonialistas temem entregar esses países a seus próprios povos, para que eles decidam seus destinos e estão segurando o ditador no cargo enquanto buscam uma transição segura, ou seja, enquanto buscam alguém capaz de adiar ao máximo as eleições até que eles consigam retomar o controle do processo e colocar alguém da confiança deles no cargo.
     Foi assim também no Brasil, com a política de distensão lenta e gradual do ditador Ernesto Geisel, que depois desembocou no movimento popular pelas Diretas já, que demonstrava que a população brasileira queria comandar o seu próprio destino e estava cansada de ser manipulada por estrangeiros.
     Mesmo assim eles conseguiram adiar as eleiçõespor cinco anos (de1984 a 1989) enquanto emplacavam José Sarney como presidente eleito indiretamente por um Congresso dominado por eles, uma Constituinte dominada por eles e ainda conseguiram eleger Fernando Henrique por dois períodos consecutivos.
     Somando tudo, o Brasil ainda levou 18 anos, de 1984 a 2002, para se libertar do domínio imperialista, coisa que só conseguiu com a eleição de Lula e mesmo assim, sob muitos compromissos de "respeitar contratos" e não alterar muito o status quo do regime capitalista que eles implantaram a ferro e fogo no Brasil.
     A diferença entre 1984 e hoje é que as antigas potências estão enfraquecidas e o mundo caminha para uma multipolaridade que faz com que esse controle se torne cada dia mais difícil de ser mantido.
      Uma das consequências do fim das ditaduras na América Latina foi o surgimento do Mercosul e a ascenção dos nossos povos á prosperidade e ao desenvolvimento. O mesmo deve acontecer na região árabe, que quando democratizada tende a formar um gigantesco mercado, uma economia poderosa e um novo pólo de poder, ameaçando mais ainda a manutenção dos velhos projetos coloniais.
     Quanto aos discursos americanos de defesa da democracia, são apenas mentiras para encobrir as ditaduras que eles apóiam e os crimes que praticam pelo mundo, sequestrando e matando pessoas nas suas prisões secretas.
 
Fisiologismo e reformas

     Nossa imprensa, atrelada aos interesses da elite colonial brasileira, continua dando destaque à necessidade de reformas estruturais que atendam seus interesses. São sempre as mesmas: reforma tributária, reforma previdenciária (de novo?), reforma trabalhista (para retirar direitos dos trabalhadores) e reforma política. Tudo dentro da perspectiva de terminar a montagem de um Estado que atenda seus interesses, baseado no velho projetinho neoliberal do consenso de Washington (os 18 anos que comentamos acima ainda não foram suficientes para fazer tudo que eles queriam).
     Enquanto isso, a esquerda, ou o que restou dela, fica a reboque dessa campanha e esquece da sua própria agenda de reformas: reforma agrária produtiva (acabando com os latifúndios e apoiando efetivamente a produção agrícola nos assentamentos), reforma educacional (federalizando e laicizando a educação), reforma urbana (que acabe com a especulação imobiliária e o monopólio dos transportes urbanos) e a mudança da matriz energética brasileira, para fontes de energia limpa, que evitem o aquecimento global e o desmatamento descontrolado.
     Enquanto isso, nos partidos ditos "de esquerda", só se pensa em cargos, cargos e mais cargos.
     Até quando vamos esperar para retomar nossa própria agenda? Falta coragem ou honestidade? Ou será que o fisiologismo destruiu definitivamente nossos ideais de justiça e liberdade?

                                          Invasões em Rio de Contas

     A falta de uma política habitacional em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, está levando a população a se organizar para invadir áreas públicas ociosas, com a finalidade de suprir a carência de oferta de imóveis a preços populares.
     A alta do preço dos imóveis na cidade tem criado uma pressão por novos investimentos, que não estão sendo feitos pela atual administração, marcada pela paralisia e pela desorganização, e a organização popular começa a substituir a ação do governo, permitindo que novas lideranças surjam na cidade.
     Infelizmente, alguns políticos inescrupulosos e até empresários locais tem se aproveitado da mobilização legítima da população para tentar obter lotes com finalidades eleitorais ou especulativas. Enquanto isso, os responsáveis pela elaboração do novo Plano Diretor Participativo aguardam o pagamento para enviar o texto definitivo à votação na Câmara, o que poderia mostrar um caminho para a solução técnica do problema.
     Esperamos que a pressão popular organizada leve a Prefeitura a tomar alguma iniciativa, de forma a atender as demandas por habitação, caso contrário todo o esforço feito na elaboração do Plano Diretor se perderá e nossa jóia da arquitetura colonial tende a se tornar mais uma cidade a crescer em meio ao caos da falta de planejamento urbano.
    
    


4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ricardo

A questão não foi bem assim. Em primeiro lugar, os políticos inescrupulosos junto com empresários e filhos de ricos da cidade é que se "organizaram" para invadir as áreas do DNOCS, claro que eles queriam só o filé. Fizeram até mapa para isso, tem gente q tem. Aí a população se revoltou com esta ação, e invadiu também. Inclusive a área mais "nobre" ficou para os "nobres" e os arruamentos que estes "nobres" deixaram, de dez metros de largura, foram ocupados como terrenos dos pobres. O caos se instalou porque a ganância de alguns, não deixou que enxergassem as consequencias funestas que estavam promovendo com este ato insano. Não houve critério nenhum na escolha dos terrenos, a não ser o tal planejamento, onde participaram os advogados da procuradoria jurídica, os primos do prefeito, o vice-prefeito e seus filhos, inclusive secretário de agricultura, os técnicos desta secretaria, endinheirados do Mato Grosso, secretário de meio ambiente da cidade dentre outros expoentes do poder local. Lamentável.

Anônimo disse...

O desmando é bem maior do que parece. E isso é só o começo.

Anônimo disse...

Olá Ricardo!Segue o link da entrevista dada por dois inconsequentes que estão no comando desastroso do nosso município.Vc vai ouvir o tal Marcinho dizendo que desconhecia a lista de nomes que ocupariam as posses do DNOCS.Só que o curioso é que foi tudo tramado por ele próprio para que as melhores posses ficassem pro pessoal dele.Temo fotos do carro do DNOCS parado em uma reunião a portas fechadas na casa do próprio.O vice estava lá medindo e cercando o seu bocado junto com seus filhos.Os secretários do TURISMO E MEIO AMBIENTE,tb estavam lá.Rio de Contas está entregue aos piores canalhas da mesma laia de Pedro Rocha e Evilácio Miranda.Gostei do que a turma chamada mais carente fez,embora as invasões não sejam o certo,mais pela falta de bom senso do nada ilustre prefeito,a cidade tomou essa decisão.Ainda mente dizendo que além de distribuir as posses irá buscar recursos junto aos governos estadual e federal,como se o povo fosse tolo ao ponto de acreditar numa sandice dessas.sabemos que o único projeto habitacional que existe é o Minha Casa,Minha Vida e ainda assim são imóveis financiados.de qualquer forma temos que pagar.Aproximam-se as eleições e o intuito deles é tentar enganar o eleitor.Só que estamos de olhos bem abertos,e aqueles que são muito ingênuos estarão tendo um bom acompanhamento para se entender que do governo federal e muito menos estadual ele não conseguirá nada!A prova está em Ana Paula ter sido convidada pelo Secretário do Meio Ambiente para assumir a APA!Foi demitida pelo prefeito,que colocou uma pessoa sem nenhuma experiencia com o Meio Ambiente para assumir o lugar dela e o governo do estado achou que Paula merecia cargo melhor.Já tomou posse e já está trabalhando.Abraço,Ricardo.

Anônimo disse...

Se for melhor entre na comunidade Rio de Contas,pois lá tb tem o link.