Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 26 de dezembro de 2010

Rapidinhas

Loteamento da Dilma

     Ficou pronto o loteamento da Dilma. Os lotes foram distribuídos para atender aos apadrinhados, aliados, aos interesses fisiológicos e corporativos. Nenhuma indicação de uma direção nova no governo do Brasil. Nenhuma pista de um rumo novo para a nação, de alguma iniciativa para melhorar a saúde, a educação ou o meio ambiente. Apenas uma festa entre amigos.
     Aqui em Brasília muito se vê e muito se comenta de que esse seria um Ministério de Transição. Nunca vi isso. Um governo assumir prestando contas ao que sai. Geralmente é o contrário. Enquanto isso a choldra comemora o consumo irresponsável, que elevou o país a quarto maior consumidor de automóveis do planeta. O aquecimento global? Coisa de gente chata. Vamos comemorar e consumir galera! Emprego novo, salários triplicados na esplanada e por todos os governos estaduais e municipais do Brasil. Feliz Brasil Novo!

Viva a Palestina

     Depois de Brasil, Uruguai e Bolívia, o Equador reconheceu a independência da Palestina nas suas fronteiras anteriores a 1967. Mais uma vitória para o povo palestino, oprimido por mais de 4 décadas de ocupação israelense-americana, que aos poucos vai tentando criar um fato consumado  com a construção ininterrupta de colônias israelenses nos territórios ocupados, para uma futura anexação ao Estado de Israel.
     Anexação de um país por outro é um termo que não se ouvia mais desde Hitler. Engraçado como a história dá voltas, não é mesmo?  
     Os próximos sul-americanos a reconhecerem a Palestina devem ser Paraguai e Chile, reafirmando a inserção soberana da América Latina na política internacional, abandonando a hegemonia norte-americana no setor. Mérito da integração econômica e política latino-americana que vai deixando para trás séculos de submissão e de dominação econômica para se alçar a território de importantes decisões mundiais.

A lição de Alencar

     É impressionante a capacidade de resistência do nosso atual vice-presidente, José de Alencar. Sua atitude positiva frente à doença que o acomete a tantos anos é a única explicação para sua incrível capacidade de reabilitação, que sempre surpreende os médicos.
     Sem dúvida uma lição para muita gente que vive se queixando de problemas e desiste ao primeiro sinal de dificuldades. Que sua atitude sirva para todos nós, brasileiros, nas nossas vidas, para que saibamos lidar com nossos dissabores e agradecer pelas oportunidades que temos, principalmente a oportunidade de ter uma vida e saber dar valor a ela.

Socialismo Ecológico

     Enrique Leff, um economista mexicano, apresenta, numa entrevista ao site OperaMundi, uma visão lúcida sobre a relação entre a economia e a destruição da natureza.
     Leia abaixo:

    

Nenhum comentário: