Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

segunda-feira, 1 de março de 2010




Terremoto

Prezados amigos

Antes de falar sobre esse artista fantástico da nossa cidade, gostaria de recomendar a todos a leitura do depoimento de Glória Cruz Concha, no blog historias en pedazos, cujo link adicionei neste blog.
Trata-se de uma amiga chilena que conta o que foi o terremoto de sábado, em Santiago do Chile: é impressionante.


A arte de Pedro Souza

       As fotos abaixo, ilustram um pouco do trabalho de Pedro Souza, escultor que utiliza o papel como suporte.

       Pedro trabalha com suas esculturas desde 1987 e dá aulas de escultura em papel para  crianças riocontenses no seu atelier Raízes do Rio, situado na Rua Cachoeirinha, 336, Bairro Sossego, em Rio de Contas. Iniciou esse trabalho com crianças, por conta própria, em 2008.
       No começo com doze crianças que agora se reduziram a quatro, já que ele não cobra pelas aulas


e não tem recursos para colocar o material que os alunos necessitam em sala de aula, pois não conta com nenhum apoio do poder público.
       Sua escultura do sanfoneiro tirou segundo lugar no concurso de bonecos do carnaval 2010.
       Pedro consegue viver de sua arte, embora com dificuldade, mas afirma que não é de desistir por pouca coisa e que apóia a criação de uma Secretaria Municipal de Cultura.
Não é fantástico? Êh Rio de Contas, celeiro de artistas!
Quem quiser entrar em contato, ele tem um site: www.raizesdorioatelie.com/ e um e-mail: pedrosouza74@gmail.com  O telefone é (77) 3475-2438. Para quem estiver no exterior é preciso colocar o 55 na frente, que é o código do Brasil.
  
Abraço a todos

Ricardo Stumpf

6 comentários:

GLORIA CRUZ CONCHA R. - DOÑA JAVIERA LUNA disse...

Neste preciso instante desce o avião do Presidente Lula do Brasil que traz a solidaridade do seu pais para o nosso. Não sei porqué estes gestos reconfortam. A comoção no Chile ainda é tal que eu fiquei sabendo da visita por acaso, no momento em que está descendo o avião do Lula.Nestes momentos da pra ver que é tão melhor quando os homens manifestam grandeza e solidaridade que quando se enredam em situações pequenas de brigas pessoais. Quando os outros sofrem aparece o melhor do nós, os seres humanos.

Anônimo disse...

A ARTE DE PEDRO DE SOUZA
Pedro é um artista que luta praticamente sozinho e mesmo assim faz um trabalho muito importante para Rio de Contas. Agora mesmo no carnaval ele teve o seu reconhecimento através de pessoas de Livramento já que na sua cidade natal insistem em desconhecer ou ou não dar o devido valor à sua arte. Quando as suas peças ficarem mais conhecidas na região e na Bahia logo virão os bajuladores locais dizer: ele é da minha cidade! É sempre assim, dificilmente santo de casa faz milagres...

Claudete Eloy disse...

Tive o grande prazer de conhecer o trabalho de Pedro Souza. Como professora de Artes Plásrticas e Teatro, afirmo que o que eu vi no atelier de Pedro Souza é poesia pura materializada em papier tam e concreto. Devido a leveza das formas de suas obras, parecem feitas de um material muito mais sutil,o material de que são feitos os sonhos.Os trabalhos de Pedro Souza são dramáticos, teatrais e acima de tudo belos e expressivos.Parabéns Pedro! Rio de Contas um dia terá condições de entender a grandeza da sua obra e dará valor ao grande artista que nasceu aqui. "Nós de fora"já nos apaixonamos pela sua arte.

Anônimo disse...

o senhor pedro souza belismo trabalho que ele faz mas falando nisso nao vamos esquecer que ele foi quem tiror a xerox do cheque para derubara pedro quando estava no poder e resebeu proposta de emprego e ficor calado para nao falar nada durante a capmanha principal vilhao

Anônimo disse...

Estamos falando de arte e não do Juizo Final. Quando chegar o 'grande dia' vamos todos pro mesmo caldeirão. Uma coisa é a arte, a outra é a vida particular do cidadão. Não se pode negar o valor do artista Pedro de Souza e o quanto as suas peças ajudam a divulgar o carnaval e a cultura de Rio de Contas.

Anônimo disse...

com sertesa falando em arte nao deixando de lembrar por tras de um argnde artista ha(????????) isto siginifica que nao podemos da toda confianca : nao vamos deaxir de divugar rio de contas por esta causa e as artes de pedro souza que sao belisimas artes e um grande batalhadro na arte.