Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

quinta-feira, 4 de março de 2010






VIVA O POVO BRASILEIRO


Prezados leitores

Não é fácil fazer uma resenha deste livro de João Ubaldo Ribeiro (Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro – 1984), tão complexo e simples ao mesmo tempo.
Trata-se de um painel da história brasileira, de 1827 a 1977, durante 150 anos, portanto, visto a partir de personagens originalmente da ilha de Itaparica, na Bahia, e que aos poucos vão se espalhando por outras partes do Brasil.
O Brasil logo após a sua independência, com sua sociedade arcaica e escravocrata, que perdura até o final do século XIX, passando para uma república também elitista e aristocrática, vai sendo mostrado sempre pelos discursos de uma elite colonizada, envergonhada de ser brasileira, que presta vassalagem à Europa, querendo antes de tudo negar sua ascendência racial mestiça, comparado ao discurso confuso de um povo que vive na ignorância e vai construindo aos poucos sua identidade nacional.

João Ubaldo Ribeiro, usando um recurso muito comum na época em que a obra foi escrita, mistura os tempos, o que a princípio confunde o leitor, já um pouco confuso com a narrativa que assume os discursos de cada personagem, deixando ao leitor a tarefa de compreendê-los dentro do seu contexto histórico.

Mas aos poucos esse estranho caleidoscópio vai formando um sentido, que se torna cada vez mais claro ao longo da narrativa entrecortada, na medida em que os tempos e os discursos de cada época vão se submetendo a duas situações básicas, que se repetem: o desprezo constante pelo povo, por parte das elites e a tentativa desse mesmo povo de encontrar sua identidade nacional e traçar um rumo para si próprio, que o salve do abandono à própria sorte.

A mistura dessas expectativas tão distintas, com a religiosidade popular, em especial a dos afro-brasileiros, e uma visão espiritualizada muito bonita e delicada das vidas que se sucedem, torna o livro especialmente belo e cativante, fazendo com que as idéias e os fatos sejam sentidos pelo leitor, não apenas como histórias distantes, mas como vidas vividas e sentidas, cujas dores e alegrias podemos sentir e nos apaixonar por elas.

A leitura ganha velocidade na medida em que começamos a enxergar o painel que a história vai compondo e nos prendemos aos personagens extremamente humanos, cujas dúvidas e sonhos, ódios e amores, nos refletem tão bem.

Como não se apaixonar por Maria da Fé e sua luta, meia cega, mas cheia de fé? Como não se render a bravura de Patrício Macário, o militar, herói da guerra do Paraguai, que descobre em Maria da Fé as explicações para tudo que não entendia (se não as respostas, pelo menos as perguntas certas) e ao amor que nasce entre eles, abençoado pelas almas ancestrais, que já haviam se encontrado antes nas areias da Ilha, em Amoreiras, de onde as almas dos mortos se recusam a sair.

Mas nem tudo são surpresas nesta narrativa. Na verdade há uma estranha e real permanência no fundo de tudo isso, quando chegamos a 1977, em plena ditadura militar e encontramos o mesmo discurso dos escravocratas na boca dos seus descendentes, empresários e políticos do século XX, que utilizando os mesmos expedientes, continuam vivendo às custas da corrupção e do desvio do dinheiro público, fazendo fortuna sobre o suor de um povo que continuam desprezando.

Encontramos também a mesma luta do povo em busca de sua identidade e da construção de uma nação digna para todos.

O autor nos fala de uma certa irmandade, uma espécie de sociedade secreta informal, dos que acreditavam e lutavam por essa identidade e por essa dignidade do povo brasileiro. As pessoas que pertenceriam a essa irmandade não precisavam ser iniciadas, nem aceitas, elas simplesmente saberiam se pertenciam ou não a ela, pela maneira de sentir e pensar, principalmente pela compreensão de que o povo é que constrói tudo, que faz tudo e, portanto, é o dono de tudo, o dono da vida, mesmo que uma casta de parasitas viva às suas custas.

Maria da Fé, quando fala ao oficial do exército aprisionado na guerra de Canudos, explica:

“O povo brasileiro não deve nada a ninguém, tenente _ disse ela. _ Ao povo é que devem, sempre deveram, querem continuar devendo.”

Lourenço, o filho de Patrício Macário e Maria da Fé, explica ao pai, já envelhecido, falando sobre a existência da irmandade:

“Existe a Irmandade do Povo Brasileiro e a Irmandade do Homem,...bastava... lembrar que há um espírito do homem e que esse espírito do homem tem como vontade mais nobre e mais forte não só sobreviver como prevalecer, pois o fracasso do mundo que herdou não será de Deus, mas do Espírito do Homem, e esse fracasso é a única forma de um espírito degradar-se, é a única forma de morte.”

Talvez o Brasil seja assim mesmo, uma gestação longa e sofrida de um povo novo, que aos poucos vai traçando seu rumo e se libertando dos parasitas que o dominam. E com certeza, cada um de nós sabe muito bem, se pertence ou não a essa irmandade.

Viva João Ubaldo Ribeiro!

Viva o povo brasileiro!



Abraço a todos



Ricardo Stumpf

Nenhum comentário: