Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 28 de outubro de 2012

Rapidinhas
  
 A tragédia dos Guaranis Kaiowás
     Os índios Guaranis-Kaiowás, do Mato Grosso do Sul cansaram de serem despejados de suas terras ancestrais, pelo agronegócio, que age com a cumplicidade da justiça dos não-índios.
     Numa carta tornada pública, expuseram suas razões e os motivos para o aumento absurdo de suicídios, principalmente entre os jovens da tribo, que não veem perspectivas de continuar vivendo como índios, fora de suas terras.
     A carta, em princípio, foi entendida como uma ameaça de suicídio coletivo da comunidade, acampada na beira do Rio Hovy, no município de Iguatemi. Depois os próprios índios desmentiram este entendimento, mas reforçaram com dados impressionantes a onda de suicídios: 863índígenas, desde 1986. Abaixo transcrevo um trecho da carta-testamento dos Guaranis-Kaiowás, que comoveu o Brasil.
     " Não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui, na margem do rio, quanto longe daqui. Concluímos que vamos morrer todos. Estamos sem assistência, isolados, cercados de pistoleiros, e resistimos até hoje (...) Comemos uma vez por dia."
      "Pedimos ao Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas decretar nossa morte coletiva e enterrar todos nós aqui. Pedimos para decretar nossa extinção/dizimação total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar nossos corpos. Este é o nosso pedido aos juízes federais."
 
     Uma tragédia que precisa ser interrompida imediatamente, com a restituição das terras imemoriais, pertencentes a esta tribo, na reserva de Dourados.

 
Stop
     Pôxa, perdemos Regina Dourado.
     Não me esqueço dela naquela novela da Globo, Explode Coração, em que ela contracenava com aquele ator engraçadíssimo, Rogério Cardoso, que fazia o Salgadinho, e ela dizia Stop Salgadinho!
     Que simpatia. Que atriz excelente. Que delícia ver ela na Globo imitando o sotaque carioca, invertendo a lógica habitual da emissora que coloca atores cariocas tentando imitar um sotaque baiano que nem existe (pelo menos não do jeito que eles fazem).
     Um dia fui a Salvador e subi com ela num elevador. Quando paramos no andar que ela ia descer, me deu vontade de dizer: stop! Mas fiquei com vergonha e me calei.
     A timidez faz a gente perder tantas oportunidades. Não quis importuná-la, mas tive vontade de abraçá-la e agradecer os bons momentos que ela me proporcionou na TV. Perdi a chance.
     Mas agradeço aqui. Obrigado Regina!
 
Eleições em Israel
     O atual primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu convocou eleições antecipadas e se aliou com a extrema direita do ministro da defesa, Avigdor Lieberman, aquele mesmo que se recusou a receber Lula, alegando que ele era "de esquerda".
     Lula estava em visita oficial ao país como presidente do Brasil e não recebê-lo foi considerado um ato hostil ao nosso país, por parte de uma autoridade. Isso dá uma idéia do que são esses ultra-direitistas que estão no governo de Israel, país que foi fundado por socialistas, em 1948.
     Netanyahu, vive acusando o Irã de estar prestes a ter armas atômicas (enquanto se recusa a discutir a existência de bombas atômicas que eles possuem "secretamente"), incitando os Estados Unidos a atacar o país dos Aiatolás, como uma forma de encobrir sua política de anexação e genocídio na Palestina.
     Agora mesmo anunciam a construção de mais 700 casas na Cisjordânia ocupada, enquanto uma pesquisa feita por um instituto de opinião de lá, revela que a maioria dos israelenses é a favor de estabelecer um regime de apartheid contra os árabes que vivem no país.
     Pra quem não sabe, o apartheid era o regime de segregação racial usado na África do Sul (com apoio de Israel e dos Estados Unidos) contra os negros de lá.
     Agora me digam, que futuro pode ter um país que baseia sua existência no racismo e no exterminío de outro povo?
     É hora do povo israelense compreender que precisa mudar, derrotando essa política expansionista suicida e elegendo um governo que dialogue com os palestinos, aceitando a solução de dois Estados e buscando um acordo de paz definitivo com os árabes.
 
Poesia da Semana
 
Ofertas de Aninha
(Aos moços)
 
Eu sou aquela mulher
a quem o tempo
muito ensinou.
Ensinou a amar a vida.
Não desistir da luta.
Recomeçar na derrota.
Renunciar a palavras e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos.
Ser otimista.
 
Creio numa força imanente
que vai ligando a família humana
numa corrente luminosa
de fraternidade universal.
Creio na solidariedade humana.
Creio na superação dos erros
e angústias do presente.
 
Acredito nos moços.
Exalto sua confiança,
generosidade e idealismo.
Creio nos milagres da ciência
e na descoberta de uma profilaxia
futura dos erros e violências
do presente.
 
Aprendi que mais vale lutar
do que recolher dinheiro fácil.
Antes acreditar do que duvidar.
 
Cora Coralina (Vintém de Cobre)



3 comentários:

Blogger disse...

Conheci pessoalmente Regina Dourado pois era irmã de Paulo Dourado, meu colega na Escola de Teatro. Era muito auto astral em cena ou fora de cena. A Bahia perdeu um grande talento e eu uma pessoa que admirava muito.

Claudete Eloy disse...

Conheci pessoalmente Regina Dourado pois era irmã de Paulo Dourado, meu colega na Escola de Teatro. Era muito auto astral em cena ou fora de cena. A Bahia perdeu um grande talento e eu uma pessoa que admirava muito.

Ricardo Stumpf disse...

Pois é, Clau.
Eu não a conheci pessoalmente, mas tinha a melhor impressão dela.
O câncer tem levado gente demais.
E muita gente boa.