Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Praias do Ceará

     Em rápida excursão pelo litoral leste do Ceará, pude conhecer Canoa Quebrada e outras praias desse Estado e posso dizer que fiquei surpreso.
     Não se trata apenas da beleza natural, da qual eu já tinha ouvido falar muito, mas o que surpreende em quem pega a rodovia CE-040 é a qualidade de tudo, a começar pela estrada que está sendo toda duplicada.
     Os 125 Km entre Fortaleza e Aracati são de ótimo asfalto e um meio ambiente que mistura semi-árido com restinga, onde abundam os cajueiros, em verdadeiras florestas ao longo das margens. Pequenos vilarejos, aparentemente limpos, organizados e dotados de boa infra-estrutura vão desfilando aos olhos do turista, acostumado às imagens de pobreza do nordeste veiculadas pela grande imprensa do sudeste.
     A estrada não tem quebra-molas, mas "lombadas eletrônicas", que obrigam o motorista a reduzir a velocidade para 60 Km nos pequenos lugarejos. Tudo muito bem sinalizado.
     Não é à tôa que a revista The Economist apelidou o nordeste de China brasileira, pelo seu crescimento rápido e sustentado. Depois de muitos anos na Bahia, posso dizer que fiquei chocado com a diferença. O Ceará está se tornando rapidamente um lugar desenvolvido.
     Pobreza? Se vê sim, mas aquele pobreza simples do homem do interior. Não vi miséria nem favelas por onde passei, apenas um estado investindo pesadamente em infra-estrtura e um povo alegre e gentil.
     Aliás o cearense é por natureza engraçado. Adora rir e contar piadas. Alto astral.  
O que se vê de ruim são aqueles tipos magricelas, com tatuagens e brinquinhos na orelha, falando com jeito de malandro carioca, tentando conseguir algum dinheiro para consumir suas drogas. Infelizmente coisa comum em todos os locais turísticos do Brasil.
(Até quando vamos assistir o avanço do tráfico, destruindo pessoas e famílias, enquanto o governo assiste tudo passivamente, fingindo que existem políticas  públicas para isso?)
     A infraestrutura hoteleira também é ótima. Andamos por várias praias, Canoa Quebrada, onde ficamos hospedados no Hotel -pousada Canoa Quebrada, com tudo que um bom hotel necessita, fomos também a Morro Branco, Uruaú, Beberibe, Praia das Fontes, Pontal de Maceió, Fortim e outros pequenos lugarejos com saída asfaltada da rodovia estadual e achamos sempre pousadas com ótimo aspecto, oferecendo todos os confortos. 
     Outra coisa impressionante é a quantidade de parques eólicos que existem no litoral. Praticamente todas as praias tem seu conjunto de aerogeradores, que aproveitam a energia dos ventos abundantes que sopram no litoral norte do Brasil.
     Os parques eólicos, além de produzirem energia limpa, são bonitos, elementos poéticos na paisagem das praias. E são imensos. Devem medir mais de 30 metros altura.

     A última surpresa vem com a visão da construção do novo aeroporto internacional de Aracati  (à esquerda), preparado para receber grandes aviões em voos charter direto do exterior, principalmente da Europa, para o litoral leste do Ceará, onde os turistas europeus são comuns, especialmente os italianos.
     Em estilo rústico, coberto de palha, o aeroporto mistura elementos tradicionais com todos os confortos da modernidade.
     É o novo Ceará, o novo nordeste, o novo Brasil que surge rapidamente.
.
    

Nenhum comentário: