Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 25 de dezembro de 2011

Um conto chinês



     Este novo filme dá sequência a uma história de sucessos do novo cinema argentino.
     Dirigido por Sebastián Borensztein e tendo como principais intérpretes,  Ricardo Darín (de O segredo de seus olhos) como Roberto, Muriel Santa Ana como Mari, e Huang Sheng Huang como Jun, o filme começa com um fato absurdo.Na China, uma vaca cai do ceú sobre um barco, matando uma jovem que ia ser pedida em casamento pelo seu namorado.
     A partir daí a história se desenvolve em Buenos Aires, na loja de ferragens de um ex-combatente da guerra das Malvinas, Roberto, que vive recluso e solitário, colcecionando coisas, entre elas recortes de jornais com notícias de fatos absurdos que acontecem pelo mundo.


     O encontro de Roberto com o noivo da moça, que parte para a Argentina a procura de um tio, seu único parente vivo, cria uma situação cômica, pois o chinês não fala espanhol e o argentino não fala chinês.
     A convivência entre eles vai revelando o mundo dos dois e a interação possível entre pessoas tão diferentes, mostra que a dimensão humana cria pontes entre universos tão distintos e é capaz de mudar a vida das pessoas, mesmo daquelas que acham que a vida não faz sentido e que não há mais esperença.
     É uma ótima oportunidade para sair da mesmice dos filmes americanos. Se puder não perca esse conto moderno, muito bem narrado.
     Vale a pena conferir.


Nenhum comentário: