Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 20 de março de 2011

Rapidinhas

É possível um tsunami no Brasil?

Momento em que a usina atômica de Fukushima explode, após tsunami no Japão.

     O Brasil não sofre grandes tremores de terra por se encontrar no meio da chamada placa sulamericana, enquanto nós sabemos que os terremotos acontecem, principalmente, no encontro de placas tectônicas.
     É a fricção das placas que libera energia e provoca os tremores e terremotos.
     Pois não é que a tal placa sulamericana se encontra com a placa africana no meio do Oceano Atlântico, bem em frente às nossa imensa costa, embora muito distante? Da fricção das duas placas, a sulamericana e a africana, nasceu a cordilheira meso-atlântica, imensa cadeia de montanhas submersa que divide o oceano ao meio e cujo cumes mais altos formas as ilhas oceânicas brasileiras, como Fernando de Noronha.
     Claro que se as duas placas resolverem se estranhar, uma imensa quantidade de energia será liberada e poderá formar tsunamis em direção à costa brasileira e à costa africana. Será que estamos preparados para isso? Claro que não! O Japão que tem treinamento constante não resistiu. Alguém já viu algum treinamento para isso na Brasil?
     Em Angra, a única rota de fuga, uma rodovia, passa ao lado da usina. E para completar o quadro, nossas usinas nucleares estão todas concentradas num mesmo local, à beira mar. Não é inteligente? Como se não bastasse ter duas usinas atômicas numa mesma cidade, ainda vão construir a terceira no mesmo local. Ou seja, se o local for atingido todas explodem ao mesmo tempo. Genial não é mesmo?
    
Enquanto isso em Sucupira...

     O secretário do prefeito de Rio de Contas, João Souto, mais conhecido como João de Carlito, fez mais uma das suas. Alugou as escolas e outros prédios públicos municipais para "amigos" no carnaval.
     Instado a esclarecer a situação, João de Carlito disse em entrevista à rádio que não alugou coisa nenhuma, apenas "cedeu alguns prédios em troca de contribuições" ao carnaval de Rio de Contas. Deu inclusive o valor da "contribuição" que os tais amigos pagaram pelo uso do Colégio Barão de Macaúbas: R$1.500,00.
     João Souto parece que está cada vez mais solto na Prefeitura. E o Prefeito? Alguém tem notícias dele?
     Parece piada.

Obama no Rio

     Que tédio. Obama chega ao Rio fazendo demonstrações do seu poderio militar, com porta-aviões, helicópteros, limusines, mandando bombardear a Líbia, etc., depois vai jogar bola durante trinta segundos com um neguinho da Cidade de Deus, pra fazer populismo.
     O discurso na Cinelândia foi cancelado, porque certamente o carioca não ia perder o seu domingo pra ouvir conversa de presidente americano. Deram como desculpa a segurança, mas a verdade é que eles não tem nada para nos dizer. Pensam que somos uns miseráveis do terceiro mundo que vamos ficar muito impressionados com essa operação de marketing político. Que coisa mais antiga...
     Talvez no Chile ele faça algum sucesso.
     A propósito: será que ele vai mandar bombardear o Bahrein e a Arábia Saudita, onde monarquias pré-históricas, apoiadas e armadas pelos Estados Unidos,  também estão massacrando o povo que pede democracia?

Nenhum comentário: