Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

terça-feira, 30 de março de 2010




Navegando

Prezados amigos

Agradeço a todos os que fizeram comentários sobre o assunto da premiação da cidade, mas acho que pouco adianta seguir comentando sobre isso, até porque a Prefeitura parece não se sensibilizar com críticas nem estar interessada em dialogar.
Eu tinha proposto uma negociação a eles (que depois foi aprovada pela ARCA) e estávamos nos preparando para receber Márcio para uma conversa  e em troca me foi pedido que eu parasse com as críticas à cultura, o que eu estava cumprindo. Aí eles aparecem com o prêmio, feito às escondidas  para mostrá-los como apoiadores da cultura, nos desacreditando e salvando as aparências.
Uma traição e uma boa lição para nós, de que não adiantar esperar muito dessa gente que aí está. Cabe a nós, artistas da cidade, traçar nosso próprio caminho e para isso foi fundada a ARCA, não para ser contra ninguém, mas para ser a favor da cultura.
Bom, eu não posso falar pela Associação mas creio que ela, pela sua própria natureza vai acabar dialogando com a Prefeitura, seja neste ou em outro governo, porque as parcerias serão sempre necessárias, dos dois lados. O que falta para isso é visão política (que nos liberte da politicagem) e uma verdadeira compreensão do que seja cultura. Mas logo a ARCA terá um rosto próprio, com a eleição de sua diretoria (da qual não farei parte por já pertencer à diretoria de outra associação), o que facilitará o diálogo.
Falando nisso, nosso estatuto foi aprovado e está marcada a reunião do dia 17 de abril para a eleição da primeira diretoria. Já existem indicações de nomes, mas na hora é que será composta a direção.
O mais interessante no estatuto foi a possibilidade de criação de diretorias artísticas, com autonomia para construirem seus próprios projetos.

Gostaria ainda de esclarecer que voltei a permitir a publicação de comentários anônimos, porque percebi que havia se tornado muito difícil postar um comentário. Isso não quer dizer que não haja um monitoramento para evitar baixarias (que não aconteceram mais). Acho que nessa cidade as pessoas ainda tem muito medo de se manifestar, até porque são perseguidas, e é preciso respeitar isso.

Abraço a todos

Ricardo Stumpf


5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei de ter de volta o meu direito de ser anônimo,até porque fui me identificar em alguns comentários e falaram coisa horríveis de mim.Sou contra a baixaria,mais com ela ou sem ela somos perseguidos de qualquer jeito.Elogio vc pela coragem e pela sua independência.Que Deus te dê muitos anos de vida e muito mais sabedoria prá nos ajudar em nossa cidade.Amei o "POSTE DO ANO"pro Márcio Farias!Abraço amigo e um dia quero conhecê-lo de perto,pois até agora só te conheço de ouvir falar.

Anônimo disse...

RECADO PARA A ARCA ( FAÇAM LOGO ANTES QUE OS COPIADORES E OPORTUNISTAS DE PLANTÃO FAÇAM COM O OBJETIVO DE GANHAR PRÊMIOS!)

Fazer cultura não implica, necessariamente, elaborar projetos e ter que conviver e participar do poder público. Existem tantos exemplos de grupos de teatro, música, artes plásticas, e manifestações populares que se apresentam sem precisar de projetos mirabolantes e sem apoio de governos. Aqui mesmo em Rio de Contas temos A Lira dos Artistas, as PastorinhasAs, Lacerdinhas, Ternos de Reis e outros, que nasceram e sobrevivem com esforço próprio dos seus participantes. Se o teatro, a música, o cinema do Brasil fossem esperar pelos governantes, na ditadura militar todos teriam sido extintos. Chega de usar tanto papel e elaborar projetos que, não raro, sobrevivem apenas uma temporada. Comecem incentivando também valores artísticos de jovens e crianças que estão esquecidos até mesmo nas escolas. Promovam uma Semana de Cultura, inclusive com visitas às tendas de artesanato, ensaios da Lira dos Artistas, Museu Zofir Brasil, Arquivo Municipal, Biblioteca, etc. Vamos para praça mostrar o que Rio de Contas tem de melhor!!!

Anônimo disse...

SER OU NÃO SER ANÔNIMO
Não se identificar tambem pode ser uma forma de não te classificarem como sendo deste ou daquele grupo. O que vale realmente é usar este espaço para o seu comentário com coerência, ética e respeito que devem nortear todas as relações em todos os sentidos. Um abraço a todos que se preocupam em contribuir para o desenvolvimento de qualquer lugar, mesmo que seja apenas com comentários e sugestões. Tenho saudades da minha Rio de Contas quando depois de uma eleição os adversários se visitavam e tomavam café em família. Hoje, as famílias estão divididas em função de politicagem e quem perde é o município. Assim as coisas não melhoram nunca e só quem ganha é um pequeno grupo que a cada eleição muda de galho.

Arnaldo Reis Trindade disse...

Parabens mais uma vez pelo Blog, discordo de ti em vários pontos e em tantos outros não, mas por respeito a ti e aos meus amigos e agora descobertos inimigos também, sei como é querer ajudar e ser taxado de apenas críticar os outros, acontece isso comigo no Orkut e em meu blog as vezes, sei que estou longe de Rio de Contas e que não tenho "direito" a críticar o que não estou vendo, mas através de Blogs de pessoas que aí estão, consigo ver um pouco do que acontece e em minhas idas e vindas apesar da pouca idade, aprendi bastante, sei que nem sempre é legal criticar ou tentar ajudar os outros, pois nem sempre querem a nossa ajuda,critica, espero que a ARCA dê certo, acredito que vá, mas tenho medo das pessoas que não acreditam em projetos, senti isso na pele, não por mim, mas por familiares que tiveram excelentes projetos recusados por nossos governantes e que os mesmos depois acabaram por copiando os projetos, não irei citar nomes pois acredito que não seja legal colocar mais pessoas nessa briga que aparentemente é pessoal minha, como diriam alguns dos meus "amigos" em outra rede social, torço para que a ARCA e qualquer outra "coisa" do tipo em Rio de Contas dê certo, e peço ao povo de Rio de Contas que sempre diz não precisar de projetos e que os mesmos não dão certo para passearem pela Biblioteca Municipal e verem, acredito eu, o trabalho que quando sai dai era feito por voluntários na Biblos, que vejam o Trabalho da Flávia na Casinha de Bonecos e tantos outros que dependeram de projetos mirabolantes para se concretizar e para essas pessoas peço também que respeitem as idéias dos outros e que possam acabar com essa politicagem e roubalheira que acontece em nossa Cidade, estou aqui pensar em mudar meu domicilio eleitoral, mas tenho medo de que um voto meu para prefeito ou vereador possa fazer falta, assim como tenho medo de que a população riocontense continue se vendendo por pão e circo como sempre fez e quanto aos candidatos a presidência, que votem em Marina ou em Serra, independente de partidos, mas que pensem em pessoas e lembrem-se que estes dois, trabalharam para um país melhor, que parte dos projetos que Lula tanto exalta em seus discursos foram criados por eles e que o mesmo Lula, não os colocou ou forçou a saída deles de altos cargos, para não perder a sua força política, e aos que acreditam em Lula, peço que se lembrem, que Lula lutou ao lado de Serra, de FHC, do falecido Covas,da Marina, mas que a Dilma, lutou em nome de sí mesma e em uma ou duas oportunidades fez algo pelo povo, mas muito pouco.

Escrevi demais e não disse nada, mas de qualquer forma, obrigado pelo ponto de cultura que criou aqui e um abraço.

Ricardo Stumpf disse...

Prezado Arnaldo

Obrigado pelas tuas palavras, elas me dão força para seguir em frente.Tenho um herói nesta vida: Nelson Mandela, que ficou muitos anos sozinho na luta e enfrentou coisas muito difíceis. Para nós, hoje, é bem mais fácil, portanto não nos deixemos intimidar.
Quanto às suas discordâncias, sinta-se à vontade para se manifestar. Este não é um lugar para unanimidades, mas para inquietações e efervecências.
Abraço
Ricardo