Por Ricardo Stumpf Alves de Souza

domingo, 28 de fevereiro de 2010

A ARCA já navega!

       Pois é, amigos leitores, ontem, dia 27 de fevereiro, foi fundada a ARCA, Associação Riocontense de Cultura e Arte, com objetivo de promover e defender a cultura no nosso município.
       21 pessoas compareceram à reunião de fundação e votaram por unanimidade pela sua criação. Foi escolhida também uma comissão provisória, composta por quatro pessoas, para elaborar a proposta de estatuto a ser votada na próxima reunião, quando também será eleita a primeira diretoria.
       Na rodada de avaliação para decidir a criação ou não da ARCA, muitos presentes fizeram relatos impressionantes das dificuldades que enfrentam na cidade para exercer seus ofícios e sobre o desprezo que os governantes locais devotam às atividades culturais, principalmente aos artistas locais.
       Cada vez fica mais claro que o grupo remanescente dos governos anteriores vem consolidando seu domínio sobre o governo de coalizão que se formou e reconstruindo o clientelismo anterior, que tanto atraso causou ao nosso município.
       O histórico de agressões contra artistas e intelectuais de Rio de Contas, pelo grupo que se mantém no poder, apenas revela a importância da questão política sobre a arte.  Não há arte sem apoio, sem respaldo político e financeiro, coisa que está completamente fora da compreensão dos nossos atuais governantes, que parecem ver a arte como ameaça ao seu domínio, baseado na ignorância e no comércio de favores em troca de votos.
       A ARCA é um caminho para nos libertarmos desta situação, pois o movimento artístico passará a contar com uma entidade que poderá arrecadar recursos, através de editais, para realizar seus projetos sem necessitar de apoio do poder público local, podendo também dialogar diretamente com outras instâncias de governo, como a Secretaria Estadual de Cultura.
       A criação da ARCA é uma resposta àqueles que temem a arte como livre forma de expressão de um povo e promete ser uma poderosa ferramenta de reivindicação e representação da classe artística. Temos muita fé que os tempos ruins passarão e Rio de Contas florescerá como o pólo artístico que é, dado os incontáveis talentos que possui.
       Convidamos todos os artistas do município a embarcarem nessa Arca, para navegarem pelos mares da criação e da alegria de viver.

Abraço a todos

Ricardo Stumpf

8 comentários:

Flávia Pacheco disse...

Uma arca é um símbolo de salvação, de esperança, “simboliza a preocupação e o poder de preservar todas as coisas criadas, bem como de assegurar o seu renascimento”. Acredito que é esse o desejos de um grupo que busca o reconhecimento para a cultura e arte em Rio de Contas. Entramos na ARCA para que a cultura dessa cidade tão especial não se dissolva, mas sim se fortaleça e consolide seu valor. Uma arca também significa "tesouro", A ARTE E A CULTURA É O TESOURO DE RIO DE CONTAS!!!

parabéns a todos que abraçaram essa idéia!

Alfredo Neto disse...

Percebe-se que a ARCA, associação recém criada sem fins lucrativos, vai assumir o espaço de intervenção social e cívica na nossa cidade, potencializando o espírito crítico da comunidade, órfã de fórum adequado para a plena atuação criativa do nosso povo.
Parabéns a todos e a todas, com desejos de plenos exitos em toda a existencia da ARCA.

Marcos César Lopes disse...

Que raio de ARCA é essa ai? RsRsRs!!!

Por habitar nesse município há quase seis anos, não posso deixar de comentar o nascimento de uma associação de artistas que, na sua maioria, não tem ambições políticas com gana de poder, e sim um desejo de expressar aquilo que seus integrantes acreditam ser arte, fato diretamente ligado a identidade de cada um. Esses artistas exercem atividades de forma honesta , bonita, as vezes até visando à sobrevivência. Claro que, até por uma questão de direito, “de democracia”, e até de intelectualidade, um ou outro, se manifeste com um discurso de cunho político, muitas vezes uma posição mais pessoal, do que da associação. Embora reconheça que partidos e ideologias, sempre representam grupos, e é bom estar nesse, pois riem, choram, brincam, se emocionam, e até vivem dos bons sentimentos e não de ganância, de materialismo, de altivez, são humanos no sentido da palavra. Em se tratando de associações, não poderia deixar de dizer que , é livre a adesão, o pensamento, as crenças, as ideologia, e as expressões; vedado o anonimato como está na Constituição; Tenho essa associação como uma resposta, um grito de guerra, “no bom sentido”, de algumas pessoas talentosas, quererem se comunicar através de suas artes, buscarem recursos e campos para atuarem; É uma forma de dizer que fazem parte desse lugar maravilhoso que é Rio de Contas, uma cidade que costumo ver como um presépio real, onde encontramos figuras típicas que nos lembram épocas remotas e figuras contemporâneas; Aqui o antigo e novo travam uma batalha, e é natural muitas vezes haverem extremismos de opiniões; É natural haver reação a tudo que inova, a tudo que toque os paradigmas do local; Tanto é agressivo dizer que tudo nunca prestou, nada foi feito, está tudo igual, como é agressivo dizer que o novo é “porqueira”; as transformações são feitas baseadas em percepções, em discussões, em reconstruções, acima de tudo com respeito aos semelhantes. Essa cidade precisa de uma postura de paz, elaborando uma verdadeira democracia, baseada nas diferenças de grupos e não só na disputa por poder e representatividade, essa última muitas vezes sozinha, e pelos diversos fatores, não é capaz de exercer uma governança justa, igualitária para todos; Tenho votos de que realmente essa semente se transforme numa arvore bonita e que seja contemplada por novos, por antigos, por aqueles que querem transformações, por aqueles não querem, que seja para o bem dessas pessoas e desse lugar.

Resposta: Não é um raio é uma luz.

Marcos Cesar Lopes.

Anônimo disse...

Pois é ...
Mais uma ONG com dono... pra poder satisfazer o ego de alguém, porque estou pra ver alguém que veio se aportar aqui ter compromisso real com as coisas de Rio de Contas... prove pra gente que vc já fez algo sincero por Rio de Contas, sem interesse pessoal, que a gente corrobora e ratifica... vc não tem compromisso... nenhum... prove a todos ao contrário...

Anônimo disse...

Ongs e outras instituições só funcionam quando são respeitados os princípios básicos da livre associação e, principalmente, visam o bem comum. Vamos aguardar e ver como a ARCA vai navegar. Esperamos que não seja mais uma "igrejinha" mais um espaço aberto apenas aos escolhidos pela simpatia e afinidades ideológicas.

Ricardo Stumpf disse...

Bom, é difícil responder a um anônimo, mas vamos lá:
Não sei a que compromisso vc se refere. Tenho compromisso em primeiro lugar com a minha consciência, com meus filhos, com meu país, todos pautados por alguns princípios como, honestidade e justiça.
Não sou santo, mas acho que tenho conseguido me manter fiel a esses princípios, e pago um preço bastante alto por isto.
Em Rio de Contas, ajudei a fundar a Associação dos Pequenos Produtores Rurais e agora a ARCA, da qual não faço parte da diretoria (e portanto não sou o "dono", como vc sugere).
Na Fazendola, onde tenho uma roça, tenho feito o possível para ajudar o desenvolvimento do local e temos conseguido algumas coisas, como o telefone por exemplo.
Na Campanha de 2008, participei e apoiei uma candidatura, que me pareceu a melhor.
Mas desde que cheguei aqui, em 2004todas as portas estão fechadas para mim. Tentei dar aulas na antigo Circea, e nunca fui chamado. Ofereci meus préstimos à Prefeitura e nunca fui chamado.
No IPHAN pude fazer uma gestão de 8meses com bons resultados até que fui vítima de intrigas que partiram daqui. Recebi ameaças de morte por telefone, na própria sede do IPHAN e em casa, durante meses e como não conseguiram me intimidar passaram a montar um inferno em Salvador para me derrubar.
Infelizmente, o Superintendente é daqueles que "emprenha pelo ouvido" e passou a me tratar com desconfiança. Como ocupava um cargo de confiança, achei melhor sair.
Portanto, meus compromissos são claros e públicos, mas é muito difícil se comprometer com uma cidade dominada por uma máfia, que se esconde atrás de nomes de famílias tradicionais.
Faço o que posso.
Só não faço é me aboletar em cargos públicos para benefício próprio, como é tão comum por aqui.
Talvez seja este o compromisso que vc esteja procurando: compromisso com a corrupção e a dominação exercida por um pequeno grupo, sobre o povo trabalhador deste município. Este nunca terão de mim, graças a Deus.

Anônimo disse...

sendo bom esta arca para rio de contas e de bomat mnaho espero que nao seja uma arca furada para o nosso municipio e a serpeito de onges nao acredito muito poruqe onges so serve mesmo para lavar dineiro como uma que roberto feanrdez tinha aqui instituto presevar e sua propia nocstrutora onde ele mesmo fazia seus porjetos e ele mesmo construia com a incoseque que era outra que finalizava e arumava os ralanjas so quem ficor no prezuizo foi a comuinidade . com esta historia

Anônimo disse...

ARCA
Ainda está muito recente a criação da associação para tirar alguma conclusão do que será o seu trabalho na comunidade. Abram espaço para todos os artistas da terra, sem exceção, como pintores, poetas, músicos, atores, artesãos, cantadores e violeiros, grupos folclóricos, etc e aí a Arca tomará o seu rumo próprio. A iniciativa é louvável pois nenhum município que se preze pode esquecer a sua expressão artística e o seu fazer cultural. O que não pode é a cultura ser usada para fins particulares ou ideológicos, o que, esperamos, não aconteça com a recém- criada entidade. Boa sorte a todos!