Rapidinhas
O PT em Livramento
Recebi de Alfredo Neto, ex-candidato a Prefeito de Rio de Contas, a notícia abaixo, que reproduzo aqui, na expectativa ainda de saber qual será a definição do PT para prefeito de Rio de Contas em 2012.
Foto: Blog do Anderson
Gerardo Júnior, o Júnior do PT, tem em seus planos a Prefeitura.
Por Alfredo Neto
Com uma folha de serviços prestados na administração pública nos três níveis de governo: Secretário de Saúde (municipal), Coordenador do DNOCS (federal), Consultor da SESAB e atualmente na Direção Geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista (estadual), Gerardo Júnior, do PT, além de ter sido candidato a prefeito nas eleições de 2008, se tornou o nome da vez para possíveis coligações para a eleição majoritária de 2012 em Livramento de Nossa Senhora.
Em recente entrevista, Júnior disse ao Mural de Noticias que acredita ainda ser cedo para definir candidaturas, até porque essa é uma tarefa do partido, mas assegurou, por outro lado, estar à disposição da população para concorrer ao próximo pleito eleitoral no município. “Da minha parte não tem nada definido, posso sair candidato a prefeito se assim for o entendimento popular e das forças políticas de Livramento. Quero estar ao lado das pessoas e de lideranças comprometidas com uma nova ordem política para o município. Portanto, passa pela negociação política, dependendo dos companheiros e das companheiras do PT e dos partidos que, num primeiro momento, compõe a base de sustentação ao Governo Jaques Wagner”.
Júnior confirma as rodas de conversas que tem tido com representantes dos partidos políticos na cidade e fora dela. ”A gente é parte de um projeto político que tem como programa de governo a inversão de prioridades, o nosso partido é titular dos governos do estado e da união, além de gerir cidades importantes, inclusive na região, a exemplo de Vitória da Conquista, que está no quarto mandato do PT, vislumbrando a sua continuidade, como também é essa a perspectiva para o governo do Estado e da União, daí porque a importância de Livramento caminhar nessa mesma direção”,frisou Gerardo Júnior.
Só falta um
Dizem as más línguas, que só falta cair um ministro da cota de Lula, dos que Dilma teve que engolir na composição inicial de seu governo. É Lupi, o ministro do trabalho pertencente ao PDT. Assim, nosso "Pereirão", segue fazendo a faxina na Esplanada dos Ministérios, montando aos poucos um governo com a sua cara.
Em fevereiro de 2012, Dilma terá ainda a oportunidade de fazer uma reforma ministerial para substituir os ministros que sairão para se candidatar a Prefeitos. Talvez seja a chance para dar uma enxugada em tantos ministérios, criados para satisfazer a fome de cargos de partidos aliados.
Ministérios como o da Pesca e o do Turismo, por exemplo, poderiam voltar a ser apenas Secretarias do Ministério da Industria e Comércio.
Outra incoerência é separar em dois ministérios Agricultura e Desenvolvimento Agrário. Isso só reforça a distorção nos assentamentos de reforma agrária, que se preocupam apenas com a posse da terra, mas não tem um projeto de produção agrícola. Também poderia forçar os grandes produtores rurais a serem a se preocuparem com as questões sociais e ambientais.Desenvolvimento agrário deveria ser uma secretaria de agricultura, e a reforma agrária deveria estar articulada com os planos de produção agrícola, acabando com a contradição entre agronegócio e agricultura familiar, que são duas vertentes do mesmo propósito, o de produzir alimentos.
As Secretarias de Portos e a de Aviação Civil, deveriam estar no Minstério dos Transportes, ao invés de terem status ministerial.
Tudo isso economizaria o dinheiro do contribuinte e daria maior racionalidade às ações governamentais.
Quem viver verá.
Sob o signo do câncer
A notícia de que o ex- presidente Lula está com câncer, pegou todo mundo de surpresa.
Impressionante a quantidade de pessoas que tem desenvolvido a doença, nos últimos tempos.
Parece que a incidência desse mal está associada ao stress e à ingestão de substâncas tóxicas, presentes nos alimentos, assim como a vários tipos de radiação, presentes em aparelhos que povoam o nosso cotidiano, como os telefones celulares, os fornos de microondas e as redes elétricas, por exemplo.
A notícia sempre serve como uma alerta, de que é preciso viver a vida no presente, sem ficar adiando eternamente os projetos que a gente quer realizar.
Toda sorte e força para Lula. Que ele se recupere para "aprontar" muito na política ainda.
Reirada na Libia?
Quem sabia que os ingleses tinham enviado tropas para lá? A ONU havia autorizado apenas um bloqueio aéreo, para impedir que as forças de Kadhafi massacrassem os civis.
Que moral que essa gente tem para exigir que países do terceiro mundo cumpram as resoluções da ONU, quando eles são os primeiros a desrespeita-las, como nos casos de Israel (que não cumpre nenhuma) e do Iraque, que não autorizou a invasão americana e inglesa em 2003?
Faça o que digo e não faça o que eu faço.