Prezados leitores.
No dia 12 de junho, publiquei uma nota neste blog sobre um possível encontro entre o PT e o DEM de Rio de Contas e fui desmentido veementemente no blog de Altemar (Notícias de Rio de Contas) por Regis, um militante do Partido, e por um anônimo,que me chamou inclusive de desonesto.
Agora recebo novamente a informação de que teria havido uma reunião entre a ala da direita riocontense que está na oposição e o PT local. Ou melhor a ala do PT local que atualmente controla o partido depois de uma batalha judicial contra a parte do PT que participa do governo Márcio, o que inclui seus 2 vereadores.
Então temos o PT dividido em duas partes: uma que apóia e participa da direita que está no poder e outra que negocia com a direita que está na oposição.
Confuso? É claro que sim. Mas essa é a realidade atual.
Desta vez resolvi consultar o próprio PT e enviei e-mail para Alfredo Neto, ex-candidato pelo PT à prefeito em 2008, para quem inclusive fiz campanha.
Em sua resposta, neto confirma a reunião nos seguintes termos:
Estive presente na reunião, juntamente Regis, Carlinhos, Gerado Júnior (Diretor do HGVC), Ricardo, Edson, Júlio Cézar e João de Bráulio; solicitada por vereadores do PSDB de Rio de Contas para tratar da decisão dos mesmos em apoiar o Governador Jacques Wagner e Senadores da Coligação Pra Bahia Seguir em Frente (Pinheiro e Lídice) e me coloquei à disposição para levar ao comando da campanha o apoio à reeleição do nosso Governador. Aproveitei a oportunidade para pedir votos para Marcelino Galo e Valmir Assunção por quem não revelaram apoio, dizendo-se comprometidos com outras candidaturas parlamentares.
Vale ressaltar que o Diretório Municipal do PT foi formalmente convidado para a conversa, diferentemente de representantes de quem hoje dirige o município que buscou "minar" o partido, tratando com lideranças isoladamente. Além de não ter tratado de forma nenhuma o pleito de 2012, nenhum dos presentes se apresentou como liderança do Democratas.
Complementando a informação prestada sobre a adesão de Vereadores à campanha de Wagner e Dilma , também estiveram presentes na reunião do San Felipo os companheiros Huxley e Renê.
A pergunta que faço é a seguinte: será que o PT ainda pode ser um vetor de mudanças para Rio de Contas?
Deixo a resposta para os leitores.
João Cândido
Atenção pessoal do movimento negro e todos os que prezam a nossa liberdade: dia 22 de novembro próximo, completam-se 100 anos da chamada Revolta da Chibata no Rio de Janeiro, quando o marinheiro João Cândido liderou uma rebelião para acabar com os castigos físicos usados pelos oficiais (brancos) da Marinha Brasileira, contra os marinheiros, na sua maioria negros.
João Cândido, que ficou conhecido como o Almirante Negro liderou a revolta que tomou quatro dos maiores navios da marinha de guerra da época e ameaçou bombardear o Rio de Janeiro, antiga Capital da Repúbllica.
Os encouraçados São Paulo e Minas Gerais assim como o Barroso e o Bahia, ficaram sob domínio dos revoltosos até o dia 26 de novembro, quando o Congresso aprovou uma lei abolindo os castigos físicos e anistiando os revoltosos.
Mas logo após a rendição os amotinados foram presos e acusados de traição, sendo que 16 deles tiveram uma morte não explicada na prisão. Os que sobreviveram, inclusive João Candido, foram finalmente absolvidos no julgamento que se seguiu.
Ele morreu pobre e tuberculoso, trabalhando como peixeiro no Rio de Janeiro.
Só em 24 de julho de 2008, através da publicação da Lei Federal nº 11.756/2008 (assinada por Lula) no Diário Oficial da União, foi concedida anistia post mortem a João Cândido Felisberto, e aos demais participantes do movimento.
O museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem um depoimento dele gravado no final de sua vida. Esse depoimento foi tomado em sigilo pelo museu, em plena ditadura militar e hoje constitui uma das jóias do seu acervo.
Vamos homenagear João Cândido e os marinheiros de 1910, heróis do povo brasileiro.
Cena Contemporânea
Está acontecendo entre 24 de agosto e 5 de setembro, o Festival Internacional de Teatro de Brasília - Cena Contemporânea, 2010. Além de vários grupos brasileiros este ano estão participando espetáculos da Espanha, Sérvia, Israel, Colômbia, Cuba, Suíça e Itália.
A programação inclui:
TILL - A SAGA DE UM HERÓI TORTO (Grupo Galpão/MG) PAISAGEM COM ARGONAUTAS (Kabia - Espacio de Investigación Dramática de Gaitzerdi - Espanha- foto ao lado);ILHAR ( Michelly Scanzi - DF); NÃO PRECISA CHORAR (Teatro Viento de Agua/Cuba); NEVA ( Teatro en Blanco/Chile); TERAPIA DE RIS(C)O - POR UMA OUTRA VIA (Grupo S.A.J./DF); A CARTA DO ANJO LOUCO (William Lopes/DF); KABUL (Cia Amok de Teatro/RJ); DIZER CHUVA E QUE CHOVA ((Kabia - Espacio de Investigación Dramática de Gaitzerdi/Espanha); A BALADA DO PALHAÇO ( Grupo de teatro Artes & Fatos/GO); ENTREPARTIDAS ( Teatro do Concreto/DF); ABRACADABRA ( Luiz Päetow/SP); A COMÉDIA DOS ERROS (Adriano e fernando Guimarães/DF); O FILHOTE DO FILHOTE DO ELEFANTE (Esquadrão da Vida/DF); DESAVERGONHADA! (Anita Mosca/Itália); CABARÉ DAS DONZELAS INOCENTES (Murilo Grossi e William Ferreira/DF); CANÇÃO PARA SE DANÇAR SEM PAR (André Alfaia e Artur Tadeu Curado/DF); A DONA DA HISTÓRIA (Trup Estreante e Pé Nu Palco Grupo de Teatro/PE); TECENDO FIOS D'ÉTER (Companhia Fios de Éter/DF); ODISSEUS CHAOTICUS (ISH Theater/Israel); O JARDIM DO MUNDO (Creaciones Artísticas Las Cuatro Esquinas/Espanha); IN ON IT (Enrique Diaz/RJ);DULCE (RJ/Portugal); MEMÓRIA DA CANA (Os Fofos Encenam/SP); COISAS DE MULHER (As Caixeiras/Cia de Bonecas/DF); O BEIJO (Cia. Nova Dança 4/SP); A GALINHA CEGA (Corporación Gassho/Colômbia); FEDEGUNDA (Karen Acioly/RJ); AS TERRAS DE ALVARGONZÁLEZ (Centro Dramático Nacional e Geografias teatro/Espanha); A CELA (Cia Teatral Mapati/DF); SOLITÁRIO COWBOY ( Cie Phillippe Saire/Suiça).
Maiores informações no site http://www.cenacontemporanea.com.br/.